sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (19)



Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob as minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Salmo 32:8,9)
         O CAMINHO DO HOMEM FELIZ
         Caro leitor, esses dois versos vêm nos mostrar as nossas tremendas responsabilidades no andar com Deus neste mundo, se é que almejamos experimentar a verdadeira felicidade no viver. Estamos acostumados com as proposições mundanas, porque elas oferecem mais facilidades. Veja a concepção de felicidade para o mundano, não há aprendizado, não há submissão. O ímpio quer receber tochas acesas das bênçãos materiais, a fim de correr pelas vias das paixões e dos prazeres. O ímpio quer estar acima do seu próximo; quer sentir-se como um deus, tendo tudo aos seus pés. Noutras palavras, o ímpio quer “ganhar o mundo inteiro”.
         Mas as palavras dos versos 8 e 9 são dirigidas aos crentes e elas vêm diretamente da boca do Senhor. No verso 8 somos chamados à profunda humilhação e dependência de Deus, porquanto Ele mostra que, mesmo sendo salvos da penalidade, precisamos da liderança Dele no viver; que temos um caminho do dever e que, se estivermos a agir conforme o que é demonstrado no verso 9, sofreremos terríveis conseqüências. No verso 8 nosso Senhor se apresenta como nosso instrutor: “Instruir-te-ei”; nosso Senhor: “te ensinarei” e nosso conselheiro: “...e sob as minhas vistas te darei conselhos”. Então, caro leitor, no caminho da verdadeira felicidade precisamos de instrução, ensino e orientação, e o próprio Senhor se apresenta para realizar essa gloriosa obra na vida do Seu povo. Que preciosa dádiva da graça! Tem alguém melhor do que o Senhor para fazer isso? Não foi Ele que conheceu o caminho pelo qual andamos? Não foi Ele mesmo que tomou nossa humanidade e aprendeu com humilhação o que significa obediência? Não foi Ele mesmo que nos tomou para Si, a fim de nos guiar neste mundo e transportar todas as Suas ovelhas para o lar celestial?
         Com quem o Senhor está falando? Com os salvos! Com aqueles que Ele mesmo aprouve salvar e chamar para Si! Consideremos agora um pouco o que a Palavra de Deus diz a respeito daqueles que são chamados de crentes, salvos pela graça. Digo e afirmo que todos eles são discípulos do Senhor. Não vejo na Palavra de Deus duas categorias de crentes, conforme tanto ouvimos em nossos dias. Pregam hoje que têm os salvos e os discípulos. Mas nosso Senhor só tem discípulos, por isso todos os que foram salvos são discípulos. Não existe a classe dos elitizados no meio do povo de Deus, porquanto todos foram justificados com a mesma justiça e receberam o mesmo Espírito; todos são tratados com igualdade, com disciplina debaixo do teto do amor eterno.
         Tomo agora alguns versos para provar meus argumentos. O primeiro são as palavras que saíram da boca de Moisés em sua despedida de Israel: “Na verdade, amas os povos; todos os teus santos estão na tua mão; eles se colocam a teus pés e aprendem das tuas palavras” (Deuteronômio 33:3). Nota-se que Moisés profeticamente faz referência aos planos de Deus em relação aos convertidos do mundo inteiro. Observemos o convite do Senhor Jesus aos cansados e oprimidos: “...aprendei de mim...” (Mateus 11:29). Outro verso que considero esclarecedor está em João 6:45, onde Cristo toma um verso profético de Isaías a respeito do alcance do evangelho em todas as nações: “...e serão todos ensinados por Deus...”.
         Então, caro leitor tomo o verso 8 do Salmo 32 para mostrar aos crentes que o caminho da felicidade é diametralmente oposto ao caminho apresentado pelo mundo. O Senhor nos chama afirma que será nosso Instrutor, Ensinador e Guia; que o caminho até o céu é perigoso; que os inimigos chegam disfarçados; que há armadilhas perigosas ao longo da estrada; que fomos chamados a percorrer um caminho pelo qual poucos andam e que nossa felicidade é conquistada a cada passo, até chegarmos à perfeição!

Nenhum comentário: