quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (23)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob as minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Salmo 32:8,9)
    CAMINHO PERIGOSO!
    Caro leitor, no verso 8 brilhou a fulgurante luz da graça sobre o viver dos eleitos. É deleite para os corações santificados quando presenciam as preciosas manifestações de amor infinito do Senhor por cada uma de Suas ovelhas. Que glória! Que doce felicidade eterna e perfeita aguarda os escolhidos do Senhor! Mas, quão importante é que conheçamos a miséria de nossa condição no pecado! Ó como o enganoso coração quer que descubramos traços de beleza em nós mesmos!
    O verso 9 é terrivelmente assustador, porque o Senhor mostra onde foi que o pecado nos deixou e qual direção de loucura tomamos, não fosse o trabalho do gracioso Senhor em nós e por nós. Vemos sempre essa notificação a nosso respeito em toda Escritura. Deus faz isso para que sejamos humilhados e recorramos a Ele constantemente em busca do Seu livramento e segurança. Caro leitor encaremos juntos o peso dessa advertência que aparece para cada um de nós nesse verso 9: “Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem”.
    Porventura, gostamos de palavras como essas? Não é verdade que buscamos na bíblia versos que sirvam de cosméticos para renovar nossa vaidade? Nosso orgulho é profundo demais para aceitar as verdades proferidas pelo próprio Deus a nosso respeito, porque temos uma concepção nossa mesma de felicidade e achamos que é Deus que necessita de conselhos. Tratamos o Senhor com desdém, por isso Ele vezes após vezes nos trata com dureza e rigor na disciplina, a fim de que saibamos por experiência, quão loucos e errados somos em nossas decisões.
    A primeira lição que aparece no texto é que quando agimos baseados na inclinação da nossa natureza somos como animais: “Não sejais como o cavalo ou a mula sem entendimento...”. Dura advertência partindo do Senhor aos homens e às mulheres! Mas, por que reagir contra o sábio Senhor? Afinal, o caminho e pensamentos Dele não são semelhantes ao nosso caminho e pensamentos (Isaías 55:8). O homem no pecado é chamado de homem natural (1Coríntios 2:14), guiado pela natureza. No pecado há um instinto animalesco no homem, porquanto ele foi criado para glorificar a Deus, mas o viver no pecado é um curso perigoso, porque não tem em vista a glória de Deus, é buscar glória em suas próprias paixões e viver assim é um curso perigosíssimo. Afastar da glória de Deus é tomar o rumo da serpente; é ouvir sua voz tão atrativa e sedutora.
    Então, caro leitor, qualquer felicidade que é advinda do mundo, na tentativa de agradar nossa satisfação carnal, não é proveniente do Senhor. Milhares hoje estão tomando esse caminho perigoso usando a bênção do Senhor! Muitos utilizam jargões evangélicos como trampolim, a fim de saltarem para suas ambições mundanas. Muitos utilizam os costumes supersticiosos, adicionando neles o nome de Jesus, sentindo fortalecidos nesses costumes. Mas, a verdade é que Deus não se afasta da Sua Palavra. O Nome Dele está lá; a glória Dele está no Seu livro santo e nossa felicidade consiste em ser guiados pela luz da santidade e da sabedoria do Senhor. Caro leitor, na direção de Deus está a Sua justiça, Seu amor que visa o bem do próximo, a santidade que honrará o Seu Nome em qualquer situação e nosso bem-estar consiste em negar a nós mesmos, se é que almejamos ser felizes. Então, ao tomarmos a direção oposta à Palavra da verdade estaremos agindo como “cavalo ou mula”, sem entendimento. Um andar assim sem disciplina significa que jamais conheceu o Senhor!
   

Nenhum comentário: