sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE 12


Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão” Salmo 32:6. 

O VIVER DO HOMEM FELIZ.

Entramos agora numa nova etapa no ensino acerca da VERDADEIRA FELICIDADE neste tão maravilhoso Salmo. É bem perceptível a ordem em que o Espírito de Deus organizou os assuntos: Passamos pelos primeiros versos mostrando que o homem bem-aventurado, feliz, é aquele que Deus o faz feliz. Nada tem a ver com o belo e largo caminho, cheio de adornos da prosperidade carnal, leviano e passageiro conforme este mundo apresenta, e que tanto atrai o coração do homem. Pudemos ver a maneira como Deus faz com que deparemos com a raiz da nossa miséria, a causa de toda desgraça na vida do homem – nossos pecados. A Palavra de Deus é tremendamente reveladora e vai direto ao nosso coração, mostrando nossa culpa, nossa condenação e ao mesmo tempo apresenta o Deus de toda Misericórdia que se apresenta ao homem como o Deus perdoador e purificador daquele que se achega a Ele arrependido e em sincera confissão de fé.
         Vimos em terceiro lugar o homem que acha o caminho da felicidade. É aquele que não silencia seus pecados e sua culpa pessoal. Deus se achega a esse pecador para perdoá-lo e purificá-lo, arrancando a culpa do pecado e purificando seu coração para sempre. O homem feliz é aquele que encontrou de uma vez por todas a paz com Deus; é agora alguém que trilha o caminho iluminado da Graça, em plena comunhão com Deus nesta vida, sabedor que aquilo que virá para ele na eternidade é infinitamente melhor.
         Passemos agora para conhecer O VIVER DO HOMEM FELIZ. Primeiramente, sua felicidade consiste em conhecer o amor de Deus no seu viver. Sua culpa foi tirada; a condenação que pairava sobre sua cabeça foi arrancada; a Ira Santa e Justa que o cercava foi removida para todo sempre; todo débito contra Deus foi cancelado e passou a ser agora uma pessoa justificada com a Justiça de Cristo (Romanos 5:1). Alguém assim pode afirmar que é feliz? Claro!  Talvez o estudo tenha trazido decepção para alguém que aguardava um conceito diferente de felicidade no tocante ao ensinamento bíblico. Talvez sua expectativa fosse de uma felicidade com sabor da terra e não do céu. É bem provável que aquilo que temos pela frente nos versos restantes deste Salmo não seja tão importante para tal pessoa. Mas ficou bem claro no início destes estudos que a causa do problema do ser humano não está fora dele, mas sim dentro, e esse problema é o pecado. A palavra de Deus não aborda outra coisa. Então, se o problema é detectado da maneira conforme é apresentado pela autoridade inerrante da Palavra de Deus, certamente está solucionado o problema.
         Infelizmente os homens fecham seus olhos para a verdade bíblica; seus ouvidos estão surdos para a doce mensagem do Senhor. Se de uma cisterna, a água que está sendo retirada estiver imunda, certamente a solução do problema não está na bomba que puxa a água, mas sim da própria água contaminada. Talvez tenha algum animal morto lá dentro, ou outra sujeira qualquer tenha caído lá. A solução é tratar com a água. Assim é o homem. O Sábio Senhor afirma que é o coração do homem a causa de toda desgraça. É de lá que procede toda maldade, e não de fora dele.
         Por que lutar em vão? Por que buscar atalhos? Por que se gastar à toa? Por que rejeitar o Médico da alma? Por que se enveredar por caminhos duvidosos quando a Palavra de Deus está mostrando o Caminho iluminado da verdade? Meu amigo é simples a verdade bíblica. Satanás, o mundo e carne criam confusão e você fica num labirinto, numa enrascada sem que possa escapar, aprisionado num sistema enganador e perigoso. Volte para a autoridade da Palavra. O Deus da Bíblia é Fiel e Justo, sendo assim de plena confiança. Pode achegar-se a Ele para sua felicidade eterna.

Nenhum comentário: