sábado, 22 de abril de 2023

Parte do SERMÃO DE LUTERO

 

                      

       Eu posso me gloriar em toda vitória que Cristo alcançou sobre a lei, o pecado, a morte e o diabo e posso reivindicar para mim todas as obras do meu Senhor, como se eu mesmo as tivesse realizado. Por isso mesmo, quando a lei me acusa dizendo que eu a não observo, então eu envio para Cristo e digo: “Ali está o homem que cumpriu perfeitamente a lei e eu sou fiel a Ele. Ele a cumpriu por mim e me concedeu essa obediência”. Quando a lei ouve isso ela fica calada.

       Se o pecado me vier pegar pelo pescoço, envio-o a Cristo e digo: “Aquilo que tu podes fazer contra Ele é o tanto que tu podes fazer contra mim, porque estou Nele e Ele está em mim”.

       Se a morte vier sorrateiramente para me devorar, digo a ela: “Bondosa morte, conheces este homem? Vem e morte tua língua; esqueceste-te de quão pouco a tua mordida prevaleceu contra Ele outrora? Vá! Se te agrada, enfrenta-O novamente. Tu convenceste a ti mesma de que prevaleceste contra Ele, quando Ele foi pendurado entre 2 ladrões e morreu uma morte ignominiosa; mas o que ganhaste com isso? Tu O mordeste, de fato, mas isso se voltou contra ti mesma. Eu pertenço a este homem; sou Dele e Ele é meu e onde Ele está, ali também estou. Tu não pudeste feri-lo de modo algum, portanto, deixe-me em paz”

       Diante de tudo isso podemos compreender que obras são essas que nos tornam justos e íntegros diante de Deus. Certamente elas são obras feitas por outro. A salvação vem a todos por meio de Jesus Cristo, como que por pelas obras de outro, razão qual isso deve ser notado diligentemente, para que a nossa bem-aventurança não consista em nossas próprias obras, mas sim nas obras de outro, a saber, de Cristo Jesus nosso Salvador. E devemos saber que obtemos pela fé Nele. O que o Senhor pode dizer ao pecador?

“Diante de Deus a minha justiça é incalculável. Tu deves ser colocado em lugar de outro, isto é, em meu lugar. O meu Pai permite isso. Eu aplaquei a ira de Deus, e de um Juiz irado e fiz Dele um Pai amável, misericordioso e gracioso. Creia nisso e tudo irá bem; tu estarás seguro e serás íntegro e justo. Guarda-te de não presumires que podes conduzir-te diante de Deus com tuas próprias obras. Mas se queres fazer qualquer coisa com Ele, humilha-te diante de mim, revista-te de mim e obterás de meu Pai tudo quanto desejares”

Nenhum comentário: