quinta-feira, 20 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (9)


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA LIDERANÇA FIEL DO SENHOR: “...me guias com o teu conselho...”

       Seguindo sempre a trilha do grande despertamento é que passo agora a falar sobre a consciência dessa liderança fiel do Senhor em comandar com santidade e disciplina a vida de cada um dos Seus filhos. Vemos isso na oração feita por Asafe: “...tu me guias com o teu conselho...”. O que Asafe experimenta é apenas uma extensão daquilo que Deus não somente promete, como também tem demonstrado na vida dos Seus servos no decorrer dos séculos. No Salmo 32:9 Ele faz severa advertência: “Não sejais como o cavalo ou a mula sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados”. Nós vemos esses conselhos em forma de avisos, advertências, ensinos e doutrinas nos livros proféticos, nos ensinos do Senhor vistos nos 4 evangelhos, bem como vemos tais ensinos nas cartas. Voltemos ao Salmo 32 para considerar de forma mais profunda o que o texto tem para nosso ensino e aplicação na vida, seguindo a experiência de Asafe.

CONSCIÊNCIA DE ALGO INFINITAMENTE MELHOR

       Notemos bem que Asafe ao ser instruído na graça, Ele percebe que seu Deus não quer tirar suas esperanças de uma vida melhor. Quando vemos o mundo com a visão mundana e materialista é porque queremos ganhar o mundo e nesse ganho só sairemos perdendo. Os mundanos vivem assim, porque sucede com eles o que o Senhor mesmo ensina: Que adianta ao homem ganhar o mundo e perder sua alma?”. O mundo vive assim, porque buscam felicidade num mundo onde reina o pecado e a morte. Mas o que Deus faz? Ele simplesmente retira o crente dessa meta perigosa para mostrar-lhe algo infinitamente melhor.

Claro que alguns santos o Senhor dá-lhes preparo na graça para que eles sejam ricos sem que sejam subjugados pelo amor às riquezas. Abraão, Isaque, Jacó, José, Jó e milhares de santos que já passaram por este mundo e que viveram na riqueza, sem, contudo, amar bens terrenos. Por outro lado, muitos santos passaram e passam reais dificuldades neste mundo e alguns chegam a viver com pouquíssimos recursos. Por que isso? Deus em perfeita sabedoria sabe o que faz e quer o bem do Seu povo. Os crentes são riquíssimos porque são eles herdeiros de Deus em Cristo Jesus, mas aprouve o Senhor permitir que alguns vivessem com parcos recursos aqui. Foi assim que Deus ensinou Israel durante os 40 anos de travessia pelo deserto, como vemos em Deuteronômio sobre os cuidados Dele, realçando Seus milagres.

Foi assim com Paulo que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação, como ele mesmo testemunha para a igreja de Filipos: “Aprendi a viver contente em qualquer situação...” (Filipenses 4:11). Milhares de santos testemunharam e ainda testemunham do passaram e passam, vivendo com pouco e recusando o mundo com suas ofertas perigosas. O mundo de hoje aproveita esse anseio por um mundo confortável e com recursos, a fim de chamar a atenção dos crentes. Se a nossa fé não estiver estribada num Deus fiel, que prometeu cuidar de nós, simplesmente tenderemos a cair.

Nos dias do famoso rei Uzias, houve em Jerusalém e toda Judá um impressionante progresso material. A capacidade de liderança de Uzias trouxe grande crescimento em termos materiais para Israel. Mas foi nessa atmosfera de riquezas que o povo estava espiritualmente longe e vemos esse relato da condição espiritual do povo no capítulo 1 do livro de Isaías.

Que sejamos cautelosos em trilhar o caminho, fugindo dos perigos e nos apegando à palavra fiel, de um Deus que prometeu cuidar e sustentar Seu povo.

 

Nenhum comentário: