quarta-feira, 19 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (8)


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA LIDERANÇA FIEL DO SENHOR: “...me guias com o teu conselho...”

       Nesta página vou encerrar o assunto que trata dessa consciência que nós os crentes devemos ter da liderança fiel do Senhor em cuidar amorosamente de cada um dos Seus filhos. Aquele que na eternidade nos escolheu em Cristo é o mesmo Pai eterno que tem prazer em cuidar, proteger, sustentar e livrar Seus remidos, a fim de que caminhem rumo ao lar celestial. Que bem-aventurança! Somos conduzidos por um Deus sábio e perfeito; somos guiados por caminhos santos e seguro; somos levados por um Deus que vê perigos que não podemos ver e nem mesmo sabemos como ele nos livra de situações terríveis.

       Notemos na vida de Asafe que ele foi como que puxado por Deus. Já aconteceu isso conosco, sem dúvida. Um amigo meu contou que quando um dos seus filhos quando era pequeno estava andando com o pai no mato, de repente ele gritou para o filho: “Pare!” e o menino parou imediatamente, porque logo adiante havia uma cobra. Essa experiência vale para nós no que tange às vezes que Deus nos segura, porque há perigo adiante. Quantas vezes somos impedidos numa viagem, num passeio, na busca de um emprego; quantas vezes Deus usa uma enfermidade para interferir num negócio, ou mesmo nos deixa sem recursos financeiros, a fim de nos prender a Ele. O que aconteceu com Asafe é o que ocorre conosco e que por isso devemos sempre oferecer ações de graças ao nosso Deus.

       Outra lição é que Ele faz isso porque conhece o caminho pelo qual estamos a passar. O que seria de nós, queridos irmãos, se não fôssemos atraídos pela irresistível graça? Tive irmãos que partiram para a eternidade em seus pecados e nem mesmo o cerco da morte lhes puxou para o conhecimento da graça salvadora. Eu era melhor do que meus irmãos que partiram? Absolutamente não! Eu estava no mesmo caminho, completamente indiferente aos perigos e iludido no viver. Ser um crente, salvo por Cristo é obra poderosa e triunfantemente da graça. O caminho pelo qual os salvos andam mostra que foi o Senhor quem abriu essa via santa. Em Jeremias, quando o profeta adverte e chama o povo ao arrependimento, ele convida o povo a voltas às veredas antigas (Jeremias 6:16). Ele está dizendo ao povo que eles devem trilhar os caminhos que homens santos andaram. Quando chamamos os pecadores ao arrependimento, estamos dizendo que o caminho pelo qual eles andam é tortuoso e letal no final.

       Nosso Senhor conhece o caminho por experiência, porque Ele não somente abriu, como também andou por ele, enfrentando satanás com suas hostes e o mundo inimigo e cruel. Nosso Senhor nos guia por esse caminho, a fim de nos ensinar maturidade e confiança absoluta Nele. Incrível como a mensagem evangélica de hoje mostra aos homens um caminho fácil, de conforto, prosperidade e amizade com o mundo. Não foi o que Senhor nos preveniu: “No mundo passais por aflição...”. Os santos que já partiram e muitos que ainda vivem dão testemunho do rigor, dos perigos e de uma jornada difícil, como diz a estrofe de um antigo hino: “Minha morada Jesus assegura, paz e conforto na luta feroz...”

       Finalmente, nosso Senhor nos segura pela mão, para mostrar que se formos deixados entregues a nós mesmos, agiremos como loucos. A Sua bondosa nos retendo funciona como a lei do amor. Ele há de nos soltar enquanto os princípios carnais imperar em nós, mostrando que ainda somos infantis em muitos atos. Mas logo ele nos solta na liberdade de um viver maduro e sábio, que vê a vida do ponto de vista Dele.

Nenhum comentário: