segunda-feira, 10 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (4)


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DO SENHOR: “...estou sempre contigo...”

       Asafe percebeu sua ignorância em não ver a realidade da presença de Deus. Na loucura de querer ter o que os mundanos tinham, Asafe não percebeu que era alguém que estava sob contínua supervisão e cuidado de Deus. Os crentes, especialmente em fase de amadurecimento precisam saber que Deus continuamente está estorvando nossos intentos carnais. Veja na vida de Asafe que tinha uma mão invisível que lhe impedia de fazer o que tanto a carne queria. O amor disciplinador de Deus não permitia que ele avançasse mais. Sua atitude era como de uma criança que, quando se vê impedida de fazer algo que quer, se revolta e parece estar obstinada.

       Precisamos saber desses detalhes, porque com os homens do mundo o Senhor nada tem de proteção. Eles seguem seus caminhos na luta para conseguir seus intentos mundanos e Deus muitas vezes só os impede de fazer loucuras em prejudicar os outros. No mais os ímpios avançam em seus planos e ambições mundanas. Notamos no Salmo 73 que para os que não conquistaram riquezas, os mais ricos são vistos por eles como sendo felizes e bem-aventurados em suas conquistas.

       Mas com os crentes é diferente, porquanto Deus está sempre estorvando intentos carnais, porque o Pai celeste sabe o quanto será prejudicial para eles. Às vezes muitos crentes vão longe; Deus deixa que eles avancem e muitos até parecem que se sentem “abençoados”, mas logo são puxados com tremendo puxão, com perdas, para falar-lhes ao coração, falando ao coração acerca do amor e do cuidado Dele. Foi assim com Asafe, até que esse crente sentiu que Deus mesmo lhe havia impedido que ele caísse. Percebemos como satanás prepara suas ciladas contra os crentes? Tudo vai depender da maneira como a pessoa encarava a vida no mundo antes de se tornar um crente. Satanás cria suas armadilhas segundo o que ele conheceu da pessoa, quando ela estava no pecado. Se a ambição foi o desejo por riquezas, certamente ele trabalhará com esse material.

Outros foram dominados por outros desejos como sexo, amizades, vícios, etc. Satanás conheceu os crentes quando eles estavam em Adão. Ele não os conhece na graça, pois esse campo não está em seu domínio e ele é completamente ignorante. Notamos isso na vida de Jó, (Jó 1), porque é perceptível que satanás entendia a vida do ponto de vista completamente diferente. Para ele Jó temia a Deus e se apartava do mal de um ponto de vista toma lá, da cá. Isso deixa o anjo da mentira numa situação tal que o levou a desafiar Deus, conforme essa parte histórica que introduz o maravilhoso livro de Jó.

Mas é justamente isso o que os crentes em geral devem saber, que nosso Pai celestial nos tomou como filhos Dele. Esse é o ensino visto em Hebreus 12. Eu temo que, devido a essa teologia fabricada no quintal da nova era tem gerado muitos que dizem ser evangélicos, mas que em nada conheceram o que realmente significa conversão e disposição de um viver obediente a Deus, fruto de arrependimento. Por essa razão a fraqueza de muitos hoje é vista num procedimento sem temor, sem prazer pela Palavra e sem qualquer desejo por santidade de vida.

Mas quero considerar aqui que meus leitores são genuínos crentes, como Asafe. Asafe viu sua fraqueza, assim que entrou no santuário. Nós veremos nossa fraqueza na carne quando estivermos compenetrados no exame da Palavra. Mais perto da luz, maior discernimento os crentes vão ter, a fim ver como Deus lida conosco, pois somos seus filhos pelo novo nascimento.

 

Nenhum comentário: