terça-feira, 4 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (1)

“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

INTRODUÇÃO: 

         Caros leitores que realmente amam a palavra de Deus. Não há mais nada que precisamos neste mundo do que essa revelação escrita e que nos foi entregue. A mensagem de Deus em toda extensão da bíblia é sempre novinha e atual. É o pão que todos em todos os lugares precisam para alimentar Suas almas.

         Quando entramos no Salmo 73 é como estivéssemos mais do que lendo, mas sim entrando na realidade desta vida presente e vendo tudo o que está acontecendo ao nosso derredor. Vemos o mundo hoje como sempre foi, caracterizado por sua contínua atitude de rebelião contra Deus. O Salmo 73 mostra o que o homem é e vive na arrogância dos seus pecados e achando que pode desafiar Deus.

         Vemos também como o crente em qualquer época e em qualquer lugar passa sempre por perigos e provações que podem leva-lo à terríveis queda, como perceberemos na vida de Asafe, o escritor desse Salmo. Mas que Salmo impressionante! O perigo é apresentado, mas a resposta vem em poucas palavras, mostrando o livramento de Deus para o crente sincero. Veja, não precisamos da psicologia nem de outros meios do mundo para tratar com nossas vidas. Toda resposta está nas Sagradas Letras. Foi por isso que escolhi o tema acima, a fim de mostrar nesse salmo o quanto hoje precisamos de um despertamento. Vemos o mundo inteiro chegando com vigor maligno em nossas casas, oferecendo o que o mundo tem de melhor e que promete que vai melhorar ainda mais.

Acredito que a Palavra de Deus precisa chegar até nós como um balde de água gelada, a fim de acordar os que estão agora encarando o mundo como o Salmista encarou, conforme o Salmo 73. É em meio a essa enxurrada de mentiras que os crentes precisam desse “beliscão”, para ser despertados.

Da minha parte farei o possível para dar o melhor para todos. Creio que a bíblia sempre terá para nós o que nós precisamos. E se recebermos com prazer o que precisamos, logo o que realmente precisamos vem revestido de motivação para nos alegrar. Deus não deu ao povo de Israel o que eles queriam na travessia pelo deserto, durante os 40 anos. Ele concedeu o que o povo precisava e foi exatamente o que fez com que chegassem até à entrada da terra prometida (Deuteronômio 8).

O que vemos em nossos dias é um cristianismo voltado ao mesmo esquema de rebelião dos rebeldes no deserto. Não quero considerar as vaidades mundanas que têm feito muitos e muitos tropeçar. Nós vivemos da Palavra e ela é tudo para nós. Cheguemos juntos no exame desse Salmo tão maravilhoso. Sei que não sou capaz de expor tais verdades com a experiência que grandes homens de Deus tiveram em viver perto dessas maravilhas reveladas ao povo de Deus.

Que festa santíssima teríamos se pudéssemos ver o povo com seus corações cheios de fome pela verdade! Posso orar e pedir isso para nossos dias! Posso sim! O povo chamado crente hoje quer saciar-se da vaidade; eles vivem e querem viver do momento. Essa é a razão que satanás está se divertindo tanto com os que correm de encarar a vida cristã, conforme a experiência de Asafe, vista no Salmo 73. Parece que hoje temos uma espécie de crentes diferentes; para eles tudo é festa, divertimento e até configurar o mundo dentro dos cultos. O momento agora é para que entremos nesse Salmo; cheguemos ao santuário, onde Asafe foi. Acheguemo-nos à Palavra e ouçamos o que o Espírito Santo tem para nos ensinar no temor do Senhor.

Nenhum comentário: