terça-feira, 11 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (5)


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DO AMOR DO SENHOR: “...tu me seguras pela minha mão...”

       Chego agora à segunda parte da mensagem e percebemos o avanço que temos no progresso da vida cristã, assim que Asafe, pela ação da graça consegue ver o que o seu Deus estava fazendo na vida Dele: “..tu me seguras pela minha mão direita...”. Notável consciência pela fé acerca dos cuidados de Deus. Quantas lições chegam até nossas vidas hoje! Especialmente a nós que temos a palavra de Deus em nossas mãos. O mundo atual é tão abastecido de convite aos prazeres que a tendência nossa é ignorar as verdades escritas e buscar no mundo a sensação que parece tão bela e aparentemente digna de nossa busca.

O mundo atual mostra como vivem os ímpios, como eles parecem felizes e até mesmo religiosamente bem. Com a dinâmica tecnologia, tudo de bom e aprazível chega aos nossos olhos e falam constantemente aos nossos ouvidos, dizendo que posso ser feliz com o que todos têm. Ora, tudo isso faz que tropecemos na fé, fazendo com que esqueçamos de um Deus que lida conosco, da mesma maneira que lidou com o crente Asafe.

O que aprendemos com a frase dita por Asafe para Deus?  “...tu me seguras pela minha mão...” De repente, Asafe percebeu que ele não estava sozinho; que ele não um filho desamparado e atirado à sociedade para tomar suas próprias decisões na vida. A ideia que temos de crente hoje é que Deus nos soltou, que a graça nos liberou a tomar nossas decisões; que fomos salvos e que só devemos esperar o dia quando entraremos no céu. Mas, quanto engano! Quando a fé cristã mostra seu desempenho em voltar-se à palavra, eis que logo temos a visão de um Deus que não somente nos salvou, mas que também nos aceitou como filhos amados, a fim de tratar com nosso viver diariamente.

O que é que o Senhor diz por meio de Paulo: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1). Notemos essas palavras que mostram que a salvação bíblica trouxe a nós. Temos uma ligação de natureza com Deus e isso é visto no termo “imitadores”. Mostra que estamos ligados a um Pai, o qual nos fez nascer na família Dele, conforme aprendemos em João. Então, aprendemos que salvação é um trabalho isolado, mas sim algo dinamicamente imenso. Temos um Deus que nos tomou como filhos Dele e que diariamente cuida de nós. Foi isso o que Asafe entendeu.

Posso avançar um pouco mais, mostrando o que sempre procuro mostrar em minhas preleções, que a salvação produz santidade e isso ocorre por causa da natureza dessa salvação bíblica. O novo nascimento mostra no crente que a natureza santa de Deus habita nele. Pedro trata disso em sua primeira carta, logo no primeiro capítulo. No verso 23 Pedro diz: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente”. Essas asseverações de Pedro vêm nos mostrar que há essa contínua ligação com a família de Deus, tendo um Deus santo a nos guiar pelo caminho do dever cristão.

Poderia ampliar bem o assunto, mas o que tenho mostrado pode ajudar os crentes a ampliar sua visão de uma fé que pode biblicamente ver que Deus guia Seus filhos. Ele mesmo afirma em Hebreus 13: “...de maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei”. Que fantástica promessa acerca dos cuidados do Senhor por cada ovelhinha Dele, a fim de livrá-las das táticas diabólicas vistas neste mundo, as quais são postas em nossos caminhos, a fim de nos afastar da nossa santíssima fé.

 

 

Nenhum comentário: