terça-feira, 18 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (7)

 


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA LIDERANÇA FIEL DO SENHOR: “...me guias com o teu conselho...”

       Notemos como Asafe vê a liderança de Deus em sua vida: “...tu me guias com o teu conselho...”. Não é verdade que precisamos nós também ter essa santa visão pela fé? Vejo o quanto o mundo hoje ousa arrancar dos crentes essas verdades que são de grande necessidade para o crente. Foi assim que os santos no passado viveram e é essa a forma como nós devemos viver hoje. O mundo hoje chegou para dizer que não precisamos de Deus; o mundo desdenha da fé cristã e diz que o homem atual é suficiente para se virar sozinho, que não precisamos da bíblia nem da liderança de uma divindade.

Experimentamos o grande avanço do secularismo em nossos dias e nem falo aqui das grandes conquistas tecnológicas. Falo sim do viver arrogante do homem que se acha livre e suficiente para se virar sozinho. Do meu ponto de vista, creio que é vivemos os momentos mais difíceis para pastorear, porque os chamados cristãos hoje mostram que não precisam de um pastor nem de uma igreja. Há grande resistência às ordens de Deus e mesmo em meio aos efeitos de um viver desobediente à palavra, não há uma disposição de renúncia e entrega. A nossa pergunta hoje é se houve reais conversões, porque não há sinais de que vidas foram quebrantadas e que o velho homem foi eliminado.

Note bem como a fé verdadeira reage: “...tu me guias com o teu conselho...”. Eis o encanto da vida cristã; eis a reação comum de alguém que é nascido de novo. Não estou dizendo que não há falha nos crentes, pois seria isso gritante mentira. Asafe foi um exemplo do que acontece com qualquer crente. De repente, quando estava prestes a ouvir os conselhos dos ímpios e transitar no caminho dos pecadores, logo foi despertado pelo puxão de Deus. O amor de Deus revelou sua ação por um crente e sua visão foi aberta para que ele pudesse ver

Podemos biblicamente assegurar que o Senhor faz isso com constante orientação no íntimo. Muitos crentes precisam de discernimento bíblico, pois não recebem os ensinamentos decorrentes da Palavra de Deus. Por isso com muitos crentes Deus simplesmente refreia seus avanços à procura daquilo que o mundo tanto busca. Um exemplo disso está na busca pelo dinheiro. Os verdadeiros crentes sentem atração pelas riquezas, mas não são como Judas que buscou com tanta avidez, que o único recurso foi trair a Jesus. Mas o mundo está presente apontando a corrida pela fortuna. Deus impede que Seus santos caiam nessa insensatez e se um deles cair no ludíbrio de jogar na loteria, a mão de Deus entra em ação para disciplina-lo, evitando trazer desonras ao nome de Deus. 

Também, o Senhor faz isso com constante orientação no íntimo, usando Sua Palavra. Sempre procuro reiterar na igreja sobre a importância da palavra. Os chamados evangélicos modernos querem os ensinos positivos da bíblia porque querem usá-los tintas para pintar os corações tão amantes do mundo. É grande o desprezo pela palavra de Deus em nossos dias. Não estou dizendo que eles não tenham bíblia, mas largamente menosprezam as Escrituras. Como conheceremos nosso Deus se não voltarmos para Sua Palavra? Temos nossa regra de fé e prática em nossas mãos e desprezamos a carta de amor de Deus ao Seu povo? Isso é terrível! O não conhecer o Deus da bíblia por negligência traz consequência drástica ao viver, porque é exatamente isso que satanás quer. Tiremos os olhos da palavra e o desejo pelas vaidades mundanas tomam conta da nossa mente, emoções e determinações.

Nenhum comentário: