sexta-feira, 7 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (3)

“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DO SENHOR: “...estou sempre contigo...”

       Uma vez dada a introdução é o momento para entrarmos nos detalhes do texto desse tão oportuno Salmo. No começo vemos como o crente Asafe se viu em grande perigo, somente porque sua fé diminuiu ante o que parecia ser majestosa glória humana. Estava perante ele um ímpio que envolvente em sua prosperidade e negando a Deus no viver, enquanto ele mesmo estava sofrendo, tendo que lutar para se manter. Por que como crente ele não era próspero? Por que como um servo de Deus não tinha o que muitos ímpios possuíam? Notemos o que acontece quando somos envolvidos por essas coisas que o mundo nos traz, a fim de nos empurrar para longe de Deus. É nesse momento que satanás aparece e se disfarça bem para lisonjear nosso ego e nos empurrar a tomar decisões desastrosas no viver.

De repente Asafe percebeu que era como uma criança tentando pegar algo que não conseguia. Ele tentou se afastar de Deus, a fim de tocar no perigo que estava à sua frente. A paixão pela prosperidade se ergueu e ele achou que era aquele momento que deveria agir. Veja como quando a fé vacila neste mundo, imediatamente começamos a duvidar de Deus. Se sairmos da rota, logo a natureza carnal quer se equipar da aparelhagem mundana para viver como o mundo vive.

Esse desespero tem aumentado grandemente em nossos dias, pelo fato que o mundo parece mais bonito e mais próspero. Hoje vivemos, do nosso ponto de vista, no auge do conforto. Hoje temos o que não tínhamos quando eu era criança e via meus pais numa luta tremenda para criar 13 filhos. Aqueles confortos que somente os mais prósperos tinham naquele tempo, basicamente todos têm. Mas sabemos o quanto a natureza carnal nunca está satisfeita e como o mundo que agora entra em nossa casa está sempre a nos convidar a viver melhor. Aquele espírito de temor e de contentamento que era visto nos santos do passado é quase imperceptível em nossos dias.

Então, no que Asafe experimentou naqueles dias, nós estamos ainda mais susceptíveis a uma tremenda queda. Eu vejo o quanto o mentiroso espírito de prosperidade tem envolvido a mente e os sentimentos de milhares. O conforto que temos nunca é suficiente para nossa natureza carnal, egoísta e mundana. Prosperidade é mais que ter dinheiro, mas sim o prazer de ter o que o mundo oferece com mais dinamismo. Prosperidade hoje significa sentir o que nossa carne requer; queremos novidade, queremos sentir alegria e o prazer naquilo que o mundo tem para oferecer.

       O perigo nisso é que Satanás salienta essas coisas de forma até mesmo religiosa. Ele aparelhar bem seu programa, de tal maneira que todos pensam que é direito ter o que eles acham que devem ter. Hoje tudo opera para que esqueçamos do passado. Enquanto a bíblia diz para que volvamos às veredas antigas (Jeremias 6:16), vemos que o roteiro traçado pelo mundo atual é melhor. Foi nesse pensamento e sentimento de direito que Asafe quase tombou, não fosse a poderosa presença de Deus guardando e protegendo Seu filho. Não posso afirmar seguramente se crentes ou não, muitos que tombaram para achar no mundo a felicidade e não em Cristo.

       O que devemos fazer? Não é voltar para a Palavra? Asafe achou resposta quando entrou no santuário. E nós temos algo melhor do que a Palavra de Deus? Será que muitos querem a bíblia, a fim de achar alguma promessa de Deus para abençoar seus desejos em achar conforto neste mundo?

Nenhum comentário: