terça-feira, 25 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (11)

 


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA LIDERANÇA FIEL DO SENHOR: “...me guias com o teu conselho e me recebes na glória”.

       Querido leitor que ama a Palavra. Não há prova maior de que alguém é realmente um crente em Cristo do que o amor que tem pela verdade revelada no livro de Deus. O que vemos hoje neste palco chamado de “evangélico” é motivo para a zombaria do mundo e das trevas. O show e até palhaçadas ocuparam o lugar do temor ao Senhor e da autoridade da palavra de Deus por meio da pregação. Se não houver um interesse pelos santos ensinos da verdade que nos leva à sobriedade no viver, então é certo que tudo será guiado por superstições, sonhos e anseios pelas vaidades carnais e mundanas.

       Veja como Asafe começou a sonhar e sair da realidade da vida, tudo porque foi se afastando de Deus e passou a olhar o mundo com os anseios que os mundanos têm de um viver confortável na vida material. O que acontece é que imediatamente o pecado cria uma barreira que tapa a visão espiritual que o crente deve ter e Deus em Suas promessas passa a ser visto com indiferença e desconfiança. Não fosse a paciência e cuidados de Deus, Asafe teria caído. Veja como essa experiência daquele levita trouxe a nós uma memorável lição a nós que enfrentamos o mundo, da mesma forma que os santos de Deus sempre enfrentaram e vão enfrentar. Veja que as experiências, tanto as negativas quanto as positivas que os santos enfrentaram e enfrentam servem de conforto, ensino e admoestações a todos os santos em todas as épocas.

       O que Asafe está narrando no texto? Assim que percebeu pela graça que Deus estava guiando sua vida e lhe ensinando, então pode entender o que Deus estava fazendo para o bem dele, por isso, em santo louvor fez essa oração de louvor e ações de graças: “Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória”. Notemos que visão da faculdade da graça, onde vemos Deus ensinando como um crente deve viver. Ele nos conduz pela vida; Ele nos toma pela mão, conduzindo um frágil crente, como um pai conduz seu filho, mostrando os perigos e advertindo. Notemos o trabalho gracioso do Senhor na vida dos Seus santos. Ele aqui está para nos conduzir. Não fomos jogados ao mundo como órfãos. Ele fala em João 10 a respeito das Suas ovelhas que elas O seguem e isso significa que Ele está conduzindo Seu povo durante a peregrinação, da mesma forma como conduziu Israel pelo deserto durante os 40 anos.

       Notemos também a incrível compreensão de Asafe, porque além de entender a forma como Deus conduz a vida do crente neste mundo, Ele percebeu que o Senhor está pronto a receber o salvo na glória: “...e me recebes na glória”. Ele aqui e Ele lá. Aqui está para me guiar e estará lá para me receber. Foi assim com todos os santos que passaram por este mundo e vemos isso na dramática morte de Estêvão, porque bem perto de expirar pode ver seu Senhor em pé para receber Seu servo fiel. Veja irmãos quem é nosso Deus. Eis o trabalho de um Deus fiel que cuida com real amor de Suas ovelhinhas num mundo perigoso. Impressionante! Nós oramos porque pela fé O vemos no céu, quando na realidade Ele está aqui. Ele não nos abandonou no barco, para ficar nos esperando no porto. Então, pela fé O vemos aqui, à nossa frente para nos guiar e nos livrar dos perigos que nos cercam. O que precisamos é da santa disposição de obediência ao Seu comando na verdade e na justiça: “Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu Nome” (Salmo 23:2).

Nenhum comentário: