sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

SALVAÇÃO E RESSURREIÇÃO (9)

 

“Quanto a mim, na justiça verei a tua face; quando despertar, ficarei satisfeito a ver a tua semelhança” SALMO 17:15

PLENA SATISFAÇÃO NA RESSURREIÇÃO: “...quando acordar”

       Estou dando forte ênfase ao assunto que trata sobre a ressurreição, porque é o que vemos no próprio texto do Salmo 17. Estamos presenciando com alegria o que significa a salvação bíblica, pois ela trata amplamente de ressurreição e Cristo trata disso em João 6, onde vemos que o homem morto no pecado precisa ser ressuscitado dentre os mortos para ir a Cristo e em seguida ele afirma que o ressuscitará no último dia. Quão imensa é a conquista feita na cruz! A salvação bíblica promove a ressurreição do espírito e a ressurreição do corpo.

       O que a ressurreição fará com os salvos? Ela me dará a graça de ver a face do Senhor e ser semelhante a Ele. Aquele que veio e tomou o corpo de humilhação, a fim de enfrentar a morte e destruí-la, eis que Ele me dará na ressurreição um corpo de glória. Veja a ordem dessa tão grande obra feita na cruz. A salvação me pôs na condição de ver a face do Senhor na justiça. A salvação me garante o poder, direito e bênção de ver a face do meu Senhor enquanto aqui viver. De que maneira? Pela fé. É claro que ainda revestido deste corpo humilhante e carne mortal, meus olhos físicos não me permitem ver o rosto do meu Senhor. O mortal não pode ver o imortal; a corrupção não pode contemplar a incorrupção; no vergonhoso traje de pecado não posso ver aquilo que é suprema glória.

Mas a justiça me trouxe a fé que me faz comunicar com meu Senhor. A fé mira o Senhor de forma tal que sua comunicação é constante com o Senhor. Foi isso o que Paulo falou acerca da presença do Espírito Santo no corpo mortal do crente, a fim de que ele comunique sempre com seu Deus. O lugar santo não está obstruído para o crente, pois seu corpo é um santuário. Pela fé ele ora e seus lábios falam em dimensão tal que suas orações são transformadas em súplicas, petições, intercessões e ações de graças. O viver pela fé não é ilusão, nem se traja com costumes supersticiosos e idólatras dos homens.

Os salvos não forjam uma divindade moldada pelo engano de um coração incrédulo. Aliás, os incrédulos sempre perguntam aos crentes: “Onde está teu Deus?”. Por que? Eles podem ver seus ídolos feitos e inventados por eles. Mas os crentes respondem imediatamente: “No céu está o nosso Deus”. A fé não inventa convicções. A fé habita nas sagradas letras e vive delas, respirando as maravilhas da verdade reveladas. O fato que o Senhor está no céu não faz o salvo distanciar-se do Senhor. Não somos um povo abandonado a uma distância quase inseparável do nosso Deus. Os santos falam com o Deus invisível e presente com Seu povo.

Eis aí a força da salvação que se fortalece na justiça. O próprio Senhor, habitando num corpo mortal sentiu a ausência do Pai, mas conversou com Ele bem presente, na plena força de uma confiança inabalável. O que significa isso? Para nós significa que a salvação trouxe à lume o homem interior, salvo pela graça, mas que ainda está aprisionado nas grades de um corpo corruptível. O salvo pode afirmar que verá a face do Senhor e que será semelhante a Ele naquele grande dia. Mas está conversando com Seu Senhor. A invisibilidade não distancia o salvo do Senhor. O homem salvo toma posse pela fé do Senhor de tal maneira que tudo aqui antecipa o fulgor da ressurreição.

Nenhum comentário: