quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

SALVAÇÃO E RESSURREIÇÃO (5)

 


“Quanto a mim, na justiça verei a tua face; quando despertar, ficarei satisfeito a ver a tua semelhança” SALMO 17:15

SALVAÇÃO FIRMADA NA JUSTIÇA: “...contemplarei a tua face na  justiça...”

 

       Veja como o salmista mostra firme convicção do que ele cria; não há titubeios em suas palavras: “...contemplarei a tua face na justiça...”. A salvação firmada na perfeita justiça de Cristo mostra asseguradamente a realidade da salvação bíblica. Vemos que o evangelho moderno mostra na salvação um tipo de bolo meio assado. Quando a justiça está ausente, a pessoa que acha ser salva não sabe como tratar essa salvação. O que vemos hoje são pessoas que nada tem de confissão no coração.

Perante a justiça perfeita exigida por Deus, o pecador fica empacado na decisão que havia feito. Ele nunca viu sua nudez espiritual, pois ainda está vestido com os trajes sujos da sua justiça própria; ainda não se despegou da sua soberba encoberta. Ele nunca soube que não pode ser aceito na presença de Deus sem justiça plenamente aceitável. No fundo, o homem que faz apenas uma decisão, confiante nessa decisão ele estará se justificando. Ele nunca se viu no banco dos réus, perante o Juiz reto e justiceiro, o qual não olha a face de ninguém, porque todos são culpados perante Ele. É esse o ensino da carta de Paulo aos Romanos.

Toda religião fora da autoridade bíblica mostra uma salvação fora de uma estrutural justiça. Os homens sempre baseiam numa justiça que não tem qualquer valor e é notável como a pessoa nunca se ajusta no cristianismo, nem tem poder para avançar. Tudo é baseado em atos de bondade, de fraternidade, etc. sem qualquer que elemento que traz paz a alma. Voltando ao texto, vemos que diante da confiança inabalável do salmista, eu não poderei ver a face de Deus, se não for por perfeita justiça. Sem a perfeita justiça eu sempre serei devedor, um réu culpado e digno do inferno, pois é essa a condição de todos os homens.

Lembremos bem que nossa culpa não foi apagada com o tempo; os anos não mudaram o ódio e o sistema fiel de Deus em punir o culpado. Sem a perfeita justiça eu nunca terei a paz com Deus e haverá conflito íntimo constante, por causa de uma consciência culpada. Sem estar vestido do linho branco e puro da justiça de Cristo viverei como fugitivo diante das mensagens que revelam meu estado de culpado e sempre me erguerei buscando desculpas e buscando me fortalecer em ambientes que me aprovam.

Além disso sem a justiça perfeita de Cristo que me tornou aceitável diante de Deus, não poderei viver para servir a justiça; meus caminhos tortuosos não são mudados; meus pensamos continuam fortalecidos no orgulho próprio e diante de Deus não serei humilde em aprender, a não aquilo que a natureza carnal e corrompida pode fazer. Sem a justiça de Cristo revestido meu ser não poderei mostrar ao mundo que pertenço a Cristo e que Ele habita em mim. Assim o mundo não terá qualquer motivo de me perseguir por causa dessa maravilhosa justiça. Sem a justiça de Cristo o homem tenta ser bondoso, mas não justo; tenta ser reto sem ser santo; tenta ser forte, sem qualquer poder da graça. Sem a justiça de Cristo não haverá confissão nos lábios que invoque o nome do Senhor. O homem torto perante Deus terá a vida torta e não poderá viver pela fé, conforme vivem os que foram justificados: “O justo viverá da fé”.

 

Nenhum comentário: