quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

SALVAÇÃO E RESSURREIÇÃO (2)

 


“Quanto a mim, na justiça verei a tua face; quando despertar, ficarei satisfeito a ver a tua semelhança” SALMO 17:1

SALVAÇÃO FIRMADA NA JUSTIÇA: “...contemplarei a tua face na  justiça...”

       Já pude dar a introdução para que pudéssemos pisar o terreno sólido da verdade neste Salmo. Notemos que a linguagem do crente é uma só, temos a mesma fé                                              e caminhamos seguindo as mesmas pisadas num mundo perigoso, sob os cuidados de Deus no caminho rumo ao céu. Deus saber que a salvação bíblica é igual, não há diferença na salvação entre o período da lei e o período da graça. A salvação que foi estendida a Abel, Noé, Abraão e outros santos é a mesma salvação que nos foi entregue agora nesse período que brilha fortemente a graça manifestada em Cristo.

       Veja que não estou inventando. O texto nos mostra exatamente que a primeira lição vista no último verso do Salmo 17 trata da salvação: “Quanto a mim, na justiça verei a tua face...”. Impressionante! Ah! Como admiro essas maravilhas da tão grande salvação! Não tem uma verdade que mais inspira o coração do crente a viver longe desse sistema mundano do que saber de veio essa salvação que ele confessa ter! Não pisamos nos terrenos escorregadios da salvação pelas obras; não sentimos segurança nos sistemas religiosos tão humanistas deste mundo! Somos salvos! De que maneira fomos salvos? Pela justiça! Qual justiça? A nossa? Não! A justiça de Deus!

       Creio que vale a pena que gastemos tempo em expor isso, justamente porque satanás ataca nossa fé justamente aproveitando a ignorância de muitos. É provável que muitos que afirmam ser crentes hoje desconhecem o que significa justiça. É realmente algo perigoso. Talvez essa ignorância parte de um evangelho que se estabeleceu por muitos anos crendo no poder da decisão do homem. O que mais prevalece de forma oculta hoje é a justiça do homem e não a de Deus. O resultado de tudo isso é orgulho e não humildade bíblica. O que temos de entender é que salvação bíblica tem como base sólida e inabalável a poderosa e perfeita justiça de Deus. Essa é a mensagem fundamental de Paulo em Romanos e é a mensagem de ouro vista em todo livro de Isaías. Mostrei Romanos e Isaías porque são os livros que mostram a grandeza dessa imensa salvação.

       Vejamos bem que o salmista está inteiramente tomado pela verdade da salvação, de tal maneira que em todo esse salmo 17 ele sofre por causa dos sofrimentos que o homem justo sofre neste mundo. A mensagem está em pleno acordo com aquilo que nosso Senhor nos ensina, especialmente em João 15, sobre o fato que o mundo persegue o povo de Deus, justamente porque odeia a Cristo. Veja bem que o evangelho moderno não atrai o ódio do mundo, pelo contrário, essa mensagem essencialmente humanista atrai o carinho de um mundo que tanto odeia Deus. Se a mensagem do evangelho excluir a justiça de Deus imputada aos crentes e que evidencia no viver do crente, é certo que não teremos cristianismo autêntico. O selo que autentica a mensagem que vem do céu aos homens é a JUSTIÇA DE DEUS.

       O que temos de fazer? Pregar, pregar e pregar a justiça de Deus, mas fazendo isso com real compreensão da verdade. Não tem algo mais difícil na comunicação do evangelho do que arrancar os trapos da justiça humana. Os homens correm de Deus, porque acham que podem se esconder de um Deus que vê a nudez do homem que desde a queda vive se ocultando Dele.

Nenhum comentário: