quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

HUMILDE CONFISSÃO DOS ELEITOS (2)


                       
“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós” (Isaías 53:6)
UMA VISÃO QUE SOMENTE OS QUE CREEM PODEM VER.
        Será que o povo eleito pode ser visto antes mesmo de eles serem salvos? A bíblia porventura mostra isso? Claro! Nós estamos lidando com Deus e a bíblia é a Palavra Dele, por isso não fiquemos surpresos com Suas maravilhas operando no tempo: Passado, presente e futuro. Aliás, a comunicação de Deus neste mundo através daquilo que foi escrito é dirigida ao povo eleito e no tempo certo, quando eles passam a possuir olhos para ver e ouvidos para ouvir, eles vão entender. Foi assim que Ele comunicou com Israel em todo Velho Testamento. Quando Deus lidava com o povo rebelde e ímpio da nação era através de julgamento e destruição, mas quando Deus lidava com Seu povo escolhido em Israel, vemos como Suas palavras transmitem Suas emoções, amor e disposição de salvar esse povo.
        Por exemplo, em Jeremias 2 Ele fala que o povo Dele cometeu duas maldades e quais palavras Ele usa? “Meu povo”. Ainda mais no capítulo 3 Ele fala em tom de misericórdia que mesmo que Seu povo houvesse prostituído com muitos amantes (ídolos), Ele estava pronto a recebe-lo. Para muitos parece que estou sendo radical ao expor assim a doutrina da eleição, mas a verdade é exatamente essa que Deus lida com quem tem ouvido para ouvir (Apocalipse 2 e 3). Notemos como há uma associação desses fatos com a linguagem de Deus. Quando Deus chamou Jeremias para o ministério profético Ele lhe disse: “Antes que nascesses eu te consagrei, e constituí profetas às nações” (Jeremias 1:16). Tem muito mais para mostrar aos meus leitores o fato que Deus comunica com Seu povo de antemão. Paulo fala sobre isso em Romanos 11, onde afirma que Deus de antemão conheceu Seu povo. E ainda em João 10 Jesus, na linguagem figurativa fala sobre o relacionamento Dele com Suas ovelhas: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”.
        Ora, tudo isso é para mostrar como Deus fala com Seu povo e como os eleitos falam antes mesmo de que eles individualmente se tornem salvos. Tendo essas verdades na mente, precisamos ver agora a passagem de Isaías 53, porque às vezes pensamos que é o profeta que está falando e na verdade não é ele. Temos nesse maravilhoso capítulo o profeta falando, os eleitos falando e Deus falando, só precisamos discernir pela linguagem. A mensagem é uma profecia sobre os acontecimentos que envolveram a crucificação do Servo de Jeová, o braço direito do Senhor. Quem estava perante a Cruz? Uma multidão de homens e mulheres que gritavam em apoio à crucificação do Justo Cordeiro.
        Mas a bíblia em Isaías 53 vai além do que vemos nos acontecimentos narrados nos 4 evangelhos. Para a impiedade, satanás e seus demônios vemos estampados neles o ódio mortal contra o Filho de Deus. Mas quanto ao povo escolhido, qual era a mentalidade que tinham sobre o Varão de dores, que soube o que é padecer? Não era um pensamento vil e arrogante,  que mostra nossa concepção errada da vida? Não é verdade que andávamos em trevas, sem qualquer entendimento da verdade, conforme Deus nos mostra? Não é verdade que vivíamos na ignorância e sem Deus no mundo?

Nenhum comentário: