segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A INDESTRUTÍVEL UNIDADE DA IGREJA (10 de 10)



“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim e eu em ti; que também eles sejam um em nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (JOÃO 17:21-23:)
CONHECENDO A UNIDADE NA PRÁTICA.
        Quando nosso Senhor fala acerca da unidade da igreja no texto, Ele refere-se a toda igreja, a composição de todos os remidos. É claro que no texto os discípulos que estavam ali em Sua presença representavam a totalidade do Seu povo. Posso afirmar aqui que é essa unidade é vista na unidade da fé. Não existe um crente sequer que creu de modo diferença, que recebeu outra justiça fora de Cristo, que foi aceito por Deus mediante outro mediador. Assim, a linguagem dos crentes no que tange à salvação de suas almas é uma só. Todos podem dizer juntos que Cristo morreu por eles. Pode haver diferença em estilos de cultos. Não podemos comparar um culto numa tribo de índios com um culto feito numa igreja americana. Mas, se unirmos os crentes americanos com os crentes indígenas, veremos que a fé é a mesma, a alegria é a mesma, a confissão é a mesma, a esperança e o amor são os mesmos.
        Quero dar ênfase ao fato que satanás utiliza o mundo na tentativa de destruir a unidade da igreja. Tudo ele faz para apagar a força dessa brilhante luz da fé cristã que brilha no coração do salvo. O que ele faz é o que acontece com as nuvens quando encobrem o sol, mas é por pouco tempo. De forma esperta satanás procura confundir tudo com imitações religiosas e ultimamente isso tem acontecimento (pelo menos aqui no Brasil). Impressionante como ele espalhou a fé para todos; como ele conseguiu levar a todos a ter a mesma linguagem “cristã”, usando os mesmos vocábulos bíblicos, como louvor, interseção, oração, adoração, etc. na tentativa em fazer com que os pecadores sintam que Deus é o Deus de todos.
        Satanás também procura imitar com falsas conversões. Facilmente todos hoje sentem que pertencem a Jesus; parece que há um avivamento, mas claramente vemos que não é obra do Espírito Santo e da Palavra. É apenas uma euforia emocional sem qualquer resultado de temor a Deus e vida piedosa no viver. Enquanto isso a sociedade tem prazer em usar palavreados religiosos em suas festas e em suas maldades. O falso crente não conhece unidade do espírito, porque não é a mesma fé, a mesma esperança e o verdadeiro amor.
        Satanás também tenta imitar a unidade da igreja utilizando falsos pastores. Elementos que jamais conheceram a salvação em Cristo e que jamais tiveram suas vidas transformadas pelo poder da graça passaram a liderar a igreja do Senhor, trazendo trágicos problemas. Pastores homossexuais têm tomado a frente de igrejas; mulheres passaram a ocupar o cargo que Deus entregou apenas a homens chamados por Ele para esse serviço santo. Assim vemos escândalos e mais escândalos envolvendo a igreja em nossos dias, de tal maneira que o cristianismo passou a ser motivo de chacota da parte dos infiéis. O que podemos dizer sobre pastores amantes de dinheiro? Não são mais novidades os escândalos que ocorrem em casos de adultérios envolvendo pastores e até mesmo assassinatos como queima de arquivos para encobrir maldades.
        Mas a unidade é mantida por Deus. O Senhor conhece os que Lhe pertencem. Podemos conhecer os verdadeiros crentes, pois são conhecidos pelo amor que têm pela palavra de Deus. Os santos são todos assim em qualquer lugar deste planeta. Eles amam a Cristo, são verdadeiros discípulos e seguem ao Senhor. Em muitas nações eles são perseguidos cruelmente e mortos, porque ousam confessar a fé em Cristo Jesus. Não importa se há heresias, os santos não toleram a mentira e são capazes de discernir a mentira. O Senhor guarda o Seu povo; livra suas ovelhas das garras dos lobos devoradores e retira Seus santos dos ambientes mundanos e ímpios. Deus está à frente do Seu rebanho. Se os pastores falham, o Senhor não falha, porque Ele ama e deu Sua vida para ter consigo o pequenino rebanho. Ninguém, nem mesmo a apostasia reinante pode apagar a força da luz que emana do povo de Deus aqui na terra e um dia o universo inteiro será tomado pelo fulgor da beleza e formosura de Cristo, vistas na igreja.






Nenhum comentário: