quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

AS ARMADILHAS DO PECADO (4)



“Portanto, eu os julgarei, cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertam-se e afastem-se de todas as suas transgressões, para que a iniquidade não lhes sirva de tropeço” (Ezequiel 18:30)
A MAIS TERRIVEL QUEDA (Romanos 3:23)
        Outra palavra aparece em toda Escritura para mostrar quão horrível, afrontador e pervertido é o pecado. É a palavra “ofensa”. Ela indica o quanto o homem no pecado não sente qualquer medo da presença de Deus. É como um filho viciado em drogas desafiando o pai e a mãe em palavras e atos. Muito tempo atrás, numa reunião de amigos, um homem recebeu uma bofetada da própria esposa na presença de todos. Aquele ato foi tão humilhante para aquele homem que o levou ao suicídio. Agora, imaginemos o que foi e é o pecado para Deus. Nada é feito fora da presença de Deus; o Senhor nunca está ausente; sua presença é constante em qualquer lugar, em qualquer parte do planeta ou do universo. Isso significa que o pecado em todas as suas manifestações é como um tapa na face do todo-poderoso.
        Mas é exatamente assim que os homens fazem em suas práticas malignas. Podemos ver a reação de Deus em sua compaixão; podemos ver o quanto por anos Ele demonstra paciência e suporta as maldades dos homens contra Sua santa presença. Vemos essa atitude tão bondosa e sofredora do Senhor, mostrada nos livros proféticos. Observemos o livro de Oséias, porque ali vemos Israel agindo como uma mulher descarada, a qual abandona seu marido para ir à procura dos seus amantes. Foi essa a atitude do povo de Israel em relação ao seu Deus. Qual é o homem que consegue suportar, vendo sua esposa indo com outro homem? A traição não uma verdadeira bofetada na face?
        Também vemos o horror do pecado na própria palavra “pecado”. Na prática ela significa “desvio do alvo”; ela traz consigo a ideia de como o pecado, como que embebedou a alma; como o homem ficou torto no coração e que por isso todo seu caminho se tornou tortuoso e assim incapaz de andar como Deus quer e atingir a meta de Deus. Em tudo o que o homem tenta fazer de bom na terra ele se mostrará como incapaz de fazer, porque não tem em vista a glória de Deus. Naturalmente ele pode ser boa pessoa, religioso e de bons padrões de disciplina, honestidade e bondade na vida. Porém o pecado o incapacitou de ser um santo, porque não pode ser. Por mais bondoso, honesto e de boa moral, os seus caminhos mostrarão o quanto ele é torto no viver. Mesmo que ele projete boas coisas e tenha boas intenções, nada modifica seu caminho e as veredas trilhadas por ele serão sempre vistas como veredas tortuosas.
        Outro termo aparece na bíblia, é a palavra “injustiça”. Essa palavra mostra que o homem é exatamente o tipo que de nada serve para Deus, justamente porque ele é injusto. Pode ser vista essa verdade expressada em toda Escritura. Injustiça significa que o pecado me tornou inaceitável para Deus e diante de Deus; que eu não posso entrar no céu, na minha condição proveniente de Adão. O homem como injusto precisa da justiça perfeita, caso queira entrar no céu. Paulo diz em 1 Coríntios que os injustos não herdarão o reino de Deus e em Romanos 1 ele mostra o cenário de injustiça e impiedade da parte da raça em relação a Deus e aos homens.
        Todas essas palavras revelam o perigo que cerca o homem com as armadilhas do pecado em seus caminhos. Foi por essa razão que Deus, através de Ezequiel ordena que Israel se arrependa, a fim de que as transgressões não lhes sirvam de tropeço. Os homens pensam que o pecado é algo inocente, mas cada ato no pecado é como se ele estivesse pisando numa mina; o pecado arma ciladas por todos os lados; têm arapucas e tropeços invisíveis pelos caminhos para pegar o homem. Eles não percebem o quanto vivem tombando, caindo, destruindo outros e sendo ameaçados a serem atirados à ira eterna a qualquer momento.

Nenhum comentário: