sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

AS ARMADILHAS DO PECADO (6)



“Portanto, eu os julgarei, cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertam-se e afastem-se de todas as suas transgressões, para que a iniquidade não lhes sirva de tropeço” (Ezequiel 18:30)
A MAIS TERRIVEL QUEDA (Romanos 3:23)
        Nos títulos dados aos homens aqui podemos ver o quanto o pecado e suas manifestações constituem verdadeiras ciladas aos homens, por isso Deus em Sua compaixão vem nos alertar através da Sua palavra revelada. Por essa razão foi que Deus, por meio do profeta Ezequiel ordenou que Israel se convertesse e se afastasse de todas as suas transgressões, a fim de que a iniquidade lhe lhes servisse de tropeço. Estou lidando com Efésios 2, considerando não somente as palavras como os títulos dados aos homens. Lembremos bem que os crentes eram assim e essas verdades nos foram entregue a fim de que pudéssemos manter humildes e dependentes Dele.
        “Filhos da desobediência” aparece também para brilhar com intensidade a condição do homem em seu estado depravado. A tendência natural do homem é sentir-se que é um filho de Deus, que Deus vai receber seus filhos no céu. A natureza enganosa do homem sempre escorrega para longe da verdade, porque gosta de se aventurar nas trevas. A expressão: “Filhos da desobediência” refere-se ao fato que todos em Adão caíram ali no Éden; que todos são culpados; que todos são chamados filhos da desobediência, pois são ligados a Adão. Os ligados a Cristo que são chamados de filhos da obediência. Além disso, essa expressão revela a íntima ligação que o homem tem com satanás, porque está sempre apto para desobedecer a Deus e obedecer o comando do pai da mentira. Jesus mostrou como os judeus estavam prontos para ouvir e obedecer o comando do diabo (João 8), pois quando apresentou-lhes a verdade eles simplesmente ficaram irados e pegaram pedras para matar o Senhor.
        Em João 8:44 temos a expressão dada por Jesus: “o diabo, vosso pai”. O Senhor essa verdade bem clara perante aqueles homens carregados de superstição religiosa e de espírito assassino. Mas a expressão mostra o prazer que o homem tem pelas mentiras contadas por satanás neste mundo. Olhemos as religiões, as idolatrias, as manipulações dos falsos mestres e a disposição que os homens possuem para se gastar por aquilo que não passa de mentiras. Nosso Senhor deixou os discípulos bem avisados que o mundo religioso lhes perseguiria e os mataria fazendo em nome de Deus. Paulo sentiu o fervor assassino dos líderes religiosos em Jerusalém quando souberam que ele havia se convertido ao cristianismo. Quantos milhares de crentes foram cruelmente assassinados pela fúria dos homens durante a história!
        Também podemos pensar no pecado como o promovedor do orgulho. Não pensemos que o homem é por natureza humilde. A essência do pecado é o orgulho. Não é um orgulho tão aparente, porque é a atitude de hostilidade no coração contra Deus. Até mesmo os crentes têm que lutar contra essa atividade insana da carne diariamente, a fim de ficar livre desse perigo que tanto ronda nossas almas. Nós estamos do lado de cá, neste mundo e tendemos a ver os homens do ponto de vista nosso aqui.
        Devemos aprender a ver a maneira como Deus nos mostra a situação do homem aqui. Foi Ele quem disse para os pais de Jacó e Esaú: “Amei Jacó e aborreci de Esaú”. Essa é a forma de Deus mostrar a realidade das coisas. Muitas lições tão importantes, para nos manter humildes vêm para nós em forma de experiências, para que Deus rasgue nossa soberba e nos mantenha na santa dependência Dele. Foi assim com Moisés, pois ele precisou ficar 40 anos no meio dos midianitas, a fim de ser esmagado seu orgulho de ser filho da filha de Faraó. Nós somos frutos do pecado. Na criação conhecemos a bondade do Criador; na queda ficamos impressionados com vanglória do diabo e é na salvação que murchamos, a fim de sermos erguidos para Deus.

Nenhum comentário: