quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

AS ARMADILHAS DO PECADO (2)



“Portanto, eu os julgarei, cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertam-se e afastem-se de todas as suas transgressões, para que a iniquidade não lhes sirva de tropeço” (Ezequiel 18:30)
INTRODUÇÃO:      
        Na primeira página não pude dar uma explicação completa sobre as atividades corrompidas de Israel nos dias de Ezequiel. Tomei o capítulo 22, porque é a passagem clara onde Deus mostra os acontecimentos que marcavam a corrupção da nação e como tudo indicava que o justo juízo de Deus cairia sobre aquele povo. Mostrei as horrendas práticas de idolatrias e como esse pecado dá o pontapé inicial para práticas abomináveis. Vimos o quanto a lei sobre a obediência e honra aos pais eram claramente quebrada, porque quando há ausência de amor a Deus, o lar vem em seguida na ordem de destruição. Lemos ali também a respeito da ausência do culto a Deus; aliás, como dar a Deus as honras e os louvores quando o povo está voltado às suas idolatrias? E por fim vimos as práticas deliberadas de perversidades praticadas uns contra os outros. Não esqueçamos que essas coisas sempre ocorreram e ocorrem num ambiente preste a ser destruído por Deus. É o que vemos acontecendo em nossos dias. Mas o capítulo 22 de Ezequiel tem mais 3 assuntos perplexos mostrados a nós.
5.     Imoralidades abomináveis (verso 10). Há no coração do homem um anseio pelas práticas abomináveis na vida sexual. Deixados soltos, os homens estão prontos para atividades bestiais. Esses atos perversos foram motivos pelos quais Deus ordenou que os moradores das cidades de Canaã fossem destruídos sem qualquer piedade, como agiu em destruir Sodoma e Gomorra (Gênesis 19). As mesmas práticas aconteciam em Jerusalém, cidade onde esperavam a prática da justiça, eis que agora estava pronta para ser sepultada nas cinzas do juízo de Deus.
6.     Torpe ganância (verso 12). Era o anseio pelo luxo, por ter o que os outros tinham; o desejo pelas riquezas, a fim de gastar com seus pecados. O leitor pode ver que essas coisas acontecem em nossos dias. Sabemos que elas estão no coração dos homens; estão ocultas ali, porque o homem é assim e está pronto para coisas piores. Chega o momento quando os homens não conseguem esconder seus anseios pelo mal. Chega o momento quando as maldades saem pela boca e transborda na prática. Quando isso acontece é sinal de que Deus está na posição de punir uma nação, de arrancá-la da face da terra, ou mesmo de entrega-las nas mãos dos perversos, assim como ocorreu com Jerusalém e toda Judá.
        O que temos de fazer em nossos dias? Não é verdade que precisamos de mais profetas? De mais homens que se levantam para denunciar a maldade, conforme a bíblia manda? Não é verdade que neste momento precisamos de homens santos, cheios da compaixão de Deus venham mostrar o quanto a misericórdia de Deus está pronta para agir, caso os pecadores se arrependam? Temos que denunciar o pecado e mostrar que não há bênção na maldade; que Deus jamais irá inocentar o culpado e que o dono do céu e da terra está pronto para punir os homens, caso suas maldades chegam até o céu, como vemos acontecendo em nossos dias. A história conta o que Deus já fez com várias nações, como elas foram extirpadas da face da terra, devido a ira de Deus.
        Qual a mensagem que mostra a misericórdia de Deus? É a mensagem do evangelho, pregado da maneira como Deus quer que seja pregado. No evangelho há tudo o que os homens precisam saber e toda munição devida para atacar o mal. Quero aproveitar o máximo estas páginas a fim de encher os corações com a história do amor de Deus à procura de um povo rebelde. Mesmo diante de tanta sujeira, o Senhor ainda sai à procura de homens e mulheres arrependidos.


Nenhum comentário: