terça-feira, 10 de dezembro de 2019

AS ARMADILHAS DO PECADO (3)


                               
“Portanto, eu os julgarei, cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertam-se e afastem-se de todas as suas transgressões, para que a iniquidade não lhes sirva de tropeço” (Ezequiel 18:30)
A MAIS TERRIVEL QUEDA (Romanos 3:23)
        Eu morava em Uberaba quando presenciei a queda das torres gêmeas, naquele atentado terrorista, o qual ceifou a vida de milhares de pessoas inocentes. Eu nunca havia presenciado tão terrível tragédia em minha vida e parecia ser um sonho, ou mesmo um filme. Mas aquela tragédia e outras piores que aconteceram e acontecem neste mundo em nada pode comparar com a queda do pecado. A natureza do pecado é tão enganadora que os seres humanos nem sequer imaginam os horrores da queda que ocorreu no Éden. Mas a bíblia ocupa bom espaço nela para explicar o que significa o pecado, sua queda, seus atos, suas manobras, armadilhas e como manipula os homens. Sem uma intervenção divina, os homens vão ignorar isso. Vejo isso em nossos dias, como a população chamada de crente nada entende do real significado do pecado no coração.
        Ora, foi nessa condição que estava Israel nos dias do profeta Ezequiel. A nação se esbanjava na maldade e ainda assim se sentia como se nada tivesse acontecido e foi por causa disso que o Senhor trouxe essa advertência acima. Para tratar desse tema tão importante, creio que devo destacar sobre os tremendos efeitos do pecado, conforme a linguagem bíblica. Para isso tomarei algumas palavras usadas na bíblia, porque elas realçam o verdadeiro significado do que é o pecado em sua natureza e em sua prática. Tomemos o termo “iniquidade”. Esta é a palavra mais usada para falar sobre o pecado em sua manifestação através dos homens. No Novo Testamento essa palavra traz consigo a ideia de que o pecado em si é uma disposição de quebrar a lei, de desafiar o governo de Deus e de estar pronto para aniquilar suas ordens.
        Eis aí o que significa o pecado na prática. É isso o que aparece no Salmo 2, pois ali vemos os homens no mundo, como que gritando contra o governo de Deus e querendo anular todas as suas leis: “Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas”. É assim que vivem os homens no pecado, pois eles ignoram a Deus, desprezam o Todo-Poderoso e praticam seus atos malignos e perversos, ignorando completamente o quanto Deus os odeia e que serão punidos.
        O termo iniquidade é usado também para referir aos acontecimentos nos últimos dias; como satanás tudo fará através dos homens tirar toda lei de Deus da face da terra; para instituir toda maldade como atividades normais entre os homens; como tudo acontecerá para que o adultério, fornicação, roubo, assassinatos e outras atividades sejam coisas comuns na face da terra.
        Para ser ainda mais eficaz na explicação do termo, “iniquidade” significa que o homem tem dentro do seu coração toda disposição para bombardear toda lei de Deus. Para quem conhece pelo menos um pouco a história de Israel no Velho Testamento, podem entender que foi essa a disposição da nação durante os anos. O livro de Juízes, mostra que por mais de trezentos anos Israel viveu sem um rei e como individualmente cada um fazia o que bem queria fazer. Essa é a nossa história, uma história de iniquidade. Nós os crentes sabemos que bem vivíamos assim: “como ovelhas desgarrada, cada um seguindo o seu próprio caminho”.
        Essa trágica situação foi mudada porque o Pastor das ovelhas apareceu e mudou o rumo de nossa história. Ele veio e fez o que? Com Sua morte na cruz e Sua ressurreição o Senhor promoveu nossa salvação e essa salvação foi providencial para tratar com nossos pecados e nossas iniquidades: “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada e cujo pecado é coberto” (Salmo 32:1).

Nenhum comentário: