segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A COMPAIXÃO POR NOSSOS SEMELHANTES (10 de 10)



“Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação” (ROMANOS 10:1)
EXAMINANDO O TEXTO
        Para finalizar creio que é bom vermos de perto o texto em Romanos 10:1, porque Paulo está tratando sobre Israel. A tendência de muitos evangélicos é achar que o povo judeu ainda é o povo de Deus e vejo até mesmo um tipo de idolatria quando se fala sobre a nação de Israel. O povo judeu é como qualquer outro povo; é como os gentios no mundo inteiro. Os judeus estão na classe dos condenados, nascidos em Adão e herdeiros do inferno, como qualquer outros. Paulo, na inspiração do Espírito viu as coisas assim. Ele contemplava os judeus crentes como os que tinham a mesma fé proveniente de Abraão.
        Ora, Jesus deixou isso claro para judeus no capítulo 8 de João, porque aquele povo achava que eram herdeiros do Paraíso celestial; acreditavam que iriam morar com o pai Abraão após a morte. Nosso Senhor ousou cortar esse engano dos seus corações. Nosso Senhor não hesitou em chama-los de “filhos do diabo” (João 8:44) e que estavam prontos para fazer a vontade desse pai deles e a prova estava no fato que eles estavam prontos para matar o Senhor e só não o fez porque não havia chegado a ocasião certa. Paulo entendia assim, por isso foi escrito o impressionante capítulo 9 de Romanos. Mas a intensidade do amor de Paulo em favor do seu povo só aumentou. Foram os líderes de Israel que incitaram uma mortal perseguição contra o apóstolo, a fim de extirpa-lo da face da terra; Paulo foi desterrado por causa da fúria do seu povo e por amor ao Senhor a quem ele tanto perseguiu (Atos 9).
        Como Paulo mostrou essa compaixão por Israel? Essa disposição foi mostrada pelas suas orações incessantes. Paulo desejava que seu povo fosse salvo. No capítulo 9 ele mostrou que estava pronto a ser um maldito de Deus por amor ao seu povo. Que postura! A misericórdia em nossas vidas nos leva a entender o que ocorreu com Cristo na cruz. Nós estaremos prontos a ver a situação de cegueira, dureza de coração e rebelião contra Deus. A misericórdia faz com que nós vejamos que somos semelhantes a eles, que eles vão morrer em seus pecados e que precisam escapar da punição eterna. O que podemos fazer em favor deles. O termo usado por Paulo em Romanos 10 para oração é a palavra grega deêsis. Esse termos mostra que havia boa vontade de Paulo para isso; que não havia preguiça nele, que ele não se acomodou em seu canto.
        Outro detalhe importante é que na misericórdia não estaremos indo contra Deus em Sua soberania. A misericórdia invoca o perdão de Deus; o tom da misericórdia mostra que a pessoa encara o coração misericordioso e tenta de tudo; há um “quem sabe!” da parte daquele que mostra misericórdia. É por meio da misericórdia que invocamos uma visitação de Deus ao nosso povo e que faz com que Deus desça em Sua compaixão e dê mais tempo de Sua graça.
        O povo de Deus é o povo chamado de misericordioso, porque alcançou misericórdia e posso assegurar que é essa misericórdia que faz a glória de Deus brilhar neste mundo; é a mão de misericórdia que segura a mão de Deus armada com o cutelo da Sua ira. Podemos nós usar de misericórdia em nossos dias? Há esse sentimento em nós? Queremos o bem eterno dos perdidos? Estamos prontos a lutar por eles em oração e santa intercessão? Que o Senhor nos livre desse espírito mundano que tanto tomou o coração do povo chamado evangélico, quando muitos querem desfrutar o conforto daqui, sentindo que estão indo para o céu.










Nenhum comentário: