"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra" (Salmo 46:1)
Amigo leitor devo prosseguir pregando sobre esta tão relevante frase dita pelo Senhor Deus de toda glória. Até ontem, vimos o que quer dizer AQUIETAI-VOS. Poderia já ter concluído esta série de mensagens, mas, tem algo mais a ser tratado, e que está realmente imbuído nessa frase. Não há dúvidas que Deus também está indo até um grupo de pessoas que estão gozando de certa paz, de certa calma aparente e creio eu, que são milhares que estão vivendo assim, especialmente nestes dias quando muito mais tem se dado importância ao perigoso ensino que há dentro de cada ser humano um certo aspecto de bondade, de religiosidade, de solidariedade, e que a doutrina bíblica da depravação do homem não é algo digno de ser acreditado.
Tem então, aqueles que estão se abrigando debaixo dessa sombra de uma paz que vem do mundo, e que não é dada por Cristo ao pecador. É preciso denunciar tal farsa imbuída no coração pelo enganador que é deus e príncipe deste mundo. A bíblia exalta a paz com Deus mediante a redenção que há em Cristo, mas adverte do perigo de uma paz imitada pelo diabo. Então, logicamente, para tais pessoas, Deus não diz: AQUIETAI. Elas já estão quietas demais! Estão passando bem quando deveriam estar passando mal na alma! Eles não veem perigo nenhum, e até imaginam no íntimo que Deus está satisfeito com eles. Para tais pessoas Deus diz: INQUIETAI-VOS. Ó vós que estais andando na paz do pecado e na paz com o pecado, INQUIETAI-VOS! Ó vós que tem feito aliança com a morte e com o inferno, INQUIETAI-VOS! Ó vós que estais embevecidos com as vanglórias deste mundo, INQUIETAI-VOS! Dirijo-me aos que andam despreocupados, achando que tudo está bem, quando ainda não foram reconciliados com Deus; quando ainda não foi levado pelo Espírito até à cruz do Calvário.
Há necessidade de que teu coração se preocupe com o perigo que jaz adiante, porquanto, se ainda não houve um encontro com aquele que é o único Sumo-Sacerdote, que pode conduzir o pecador aos pés do Deus vivo, é alarmante a tua situação. A espada do Espírito precisa te ferir, pois assim, sentindo as dores da alma, quem sabe haverá uma preocupação com o teu estado eterno! Talvez tu perguntes em teu coração: "por que hei de ficar inquieto"? Então eu pergunto: "Onde tu baseias tua paz"? Não se pode retirar o juízo divino mediante as tuas atividades religiosas, ou por meio de tua moral, ou mediante tuas obras meritórias.
Meu amigo, nós não somos descendentes de outra raça, mas sim do Adão que se rebelou no Jardim e que foi expulso, e para essa raça pecadora Deus diz: "Todos pecaram"; a lei de Deus que foi dada para mostrar a gravidade do pecado e da condenação, afirma que todos estão debaixo da maldição e não das bênçãos; a palavra inspirada afirma que todos, sem distinção, estão debaixo do pecado, e não da Graça. Tu queres que tal verdade seja mudada? Tu queres que a palavra eternal e gloriosa ensine outra doutrina? A prova cabal do terrível resultado está aí dentro do pecador, por fora do pecador, e já o tem marcado para ser laçado pela morte física e eterna.
Diante desses fatos que soam tão mal aos ouvidos de um coração orgulhoso, pergunto: Como tu podes aquietar-te? Se tu estás quieto, sendo tu ainda um condenado à perdição eterna, debaixo do furor da ira de Deus, essa quietude é perigosíssima, e é claramente um produto vindo das mãos do pai da mentira. Como tu podes ficar quieto estando ainda debaixo do pecado? Estando ainda vivendo em teus pecados? É o engano de teu coração que te ludibria, levando-te a pensar que nada há de errado. INQUIETAI-VOS, vós que viveis a repousar nas vossas tradições, não percebendo que as vossas tradições podem servir de um confortável colchão espiritual a fim de que venhais a dormir o perigoso sono.
O que o grande Deus fala aos pecadores? "necessário vos é nascer de novo". Que perigosa onda ameaça tua alma! Ai de ti se ainda não fostes a Cristo movido pelo poder do Espírito, debaixo da inteira convicção de teus pecados, baseando na autoridade da palavra viva! Não haverá esperança para tais pecadores assim, a não ser que sejam acordados já e corram para o calvário, pela fé. Pode ser que tu irás replicar: por que eu tenho que ir a Cristo para a salvação eterna de minha alma? Até agora tenho sido religioso e até mesmo zelo em minhas tradições. Creio que não estou em perigo. Afinal, não cometo pecados que outros cometem, e até tenho largado alguns vícios, etc.
Mas meu amigo, não há nenhuma promessa nas escrituras que Deus há de salvar pecadores dessa maneira. Redenção é somente pelo sangue. Portanto é necessário que o pecador vá a Cristo, vendo a realidade de seu estado espiritual da mesma maneira que Deus a vê. Não há caminhos diferentes que possam te conduzir aos céus. Só tem um só caminho, para qualquer pecador arrependido, tanto um como o ladrão da cruz, como outro como o religioso Nicodemos.
INQUIETAI-VOS, vós também que estais vivendo na perversidade de vossos pecados, achando que é direito do homem viver assim, ignorando a lei de Deus, e desprezando as advertências daquele que é Santo. Quantos estão na prática da fornicação, e do adultério, destruindo vidas e causando rombos em lares! Quantos estão vivendo nas drogas e nos vícios, achando que Deus está passando por cima e em nada considerando a perversidade de suas obras malignas. Quantos também estão vivendo na prática da desonestidade em seus negócios; outros estão ignorando os problemas espirituais de seus lares, em nada levando em conta que hão de enfrentar a face do Santo Juiz naquele dia. INQUIETAI-VOS, porque o dia da vingança está chegando, e o grande Deus afirma: "minha é a vingança". INQUIETAI-VOS, autoridades civis que estais aproveitando sua posição a fim de lucrar-se desonestamente, causando ainda maiores problemas e atraindo maior juízo sobre si. INQUIETAI-VOS, porque grande é esse Senhor dos Exércitos. Ele diz: "Sabei que eu Sou Deus!" Vós estais caminhando para enfrentá-lo face a face, e como tu estarás naquele dia quando tiveres que enfrentar os terrores do Todo-Poderoso? Agora vós não quereis ser acordados para enfrentar a realidade de um juízo que não há de falhar. Tu não podes desarmar o Deus da bíblia, porque não há conselho nem projeto contra Deus. Que diferença tu tens de Faraó, o qual brincou com a autoridade do Grande Deus de Israel, e foi sepultado juntamente com seu exército no mar vermelho? Ou mesmo, tu nem mesmo chegas aos pés do famoso monarca Babilônico, o rei Nabucodonosor, o qual Deus deixou ficar por sete anos como um louco!
Ah! Meu amigo, Esse Deus não tem prazer de destruir-te, porque Ele retém a Sua Ira Justa e Santa para dar plena vazão à grandeza de Sua misericórdia. Ele que é infinitamente poderoso para matar e para dar vida, eis que agora, na Sua compaixão, Ele quer te dar vida. Ao invés de querer descarregar o Seu Furor contra um rebelde, Ele alarga ainda mais a Sua Longanimidade, a sua paciência, Sua Bondade que conduz o homem ao arrependimento. Vivendo em teus pecados, a guerra é tua contra o reino dos céus, contra o amor desse Deus que providenciou no calvário a redenção para o perdido. Tu estás querendo tirar proveito da situação, uma vez que tudo parece favorável; que não há nenhuma nuvem de contrariedade pairando tua vida. Acima de tudo, todo esse favor de Deus para pecadores indignos, é porque grande é o anseio do coração de Deus pela conversão do rebelde. O grande Deus não quer guerrear! Ele não puxou da arma para o contra-ataque!
Tu estás em confronto cara a cara com o Todo Poderoso, Ele que almeja o melhor para pecadores. Não tentes continuar de pé, mantendo-te em posição de luta contra Deus! Tu pensas que és mais forte do que Ele? Não penses que podes enganá-Lo! Não penses que Ele há de ficar impressionado com os teus feitos, com tuas obras, com tua moralidade. Ele encara o pecador como justamente o pecador é desde Adão, um condenado. E aos olhos Dele toda imundície da alma está bem visível; toda sujeira causa náusea àquele que é Santo e puro e que não pode ver o mal. Corre, meu amigo, para a fonte de Sangue, a fim de encontrares a plena purificação completa, e assim seres aceito pelo Deus que não olha o homem pela aparência. Tem lugar aos pés do Rei Eterno para o mais rebelde pecador, portanto, aproveita a chance que Deus está concedendo aos pecadores humilhados e arrependidos, de tornarem filhos de Deus por meio de Seu bendito Filho; herdeiros do Reino Celeste; habitantes da Nova Jerusalém.
Vem, ó coração aquietar-te aos pés do Grande Salvador, e achar da parte Dele pleno perdão e purificação para teus muitos ou mesmo poucos pecados, os quais te lançarão no castigo eterno, caso tu não te arrependas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário