“Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que habitassem” (verso 7)
Amigo leitor, o verso 8 é uma convocação a louvar a Deus: “Rendei graças ao Senhor, por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens.” A história foi emocionante. Tudo o que aconteceu com esses peregrinos, errantes almas, foi um trabalho portentoso do braço do Senhor. Foi a livre graça Dele que agiu; Foi a bondade de Sua graça para com pecadores caídos em pecado; Foi o sangue puro e sem mácula do Filho que obteve o resgate dessas almas; foi o pleno perdão que absolveu o culpado; foi o poder Dele que invadiu o território inimigo e dali arrancou o perdido tirando-o das trevas para a Sua maravilhosa luz.
Não há razão para louvar a esse Deus? Ó remidos, adorai o Senhor por Ele usou de bondade para convosco. Eis aí as maravilhas de Deus. Vede o que Ele fez por vós. Parai para ver e ficai estupefatos diante de um amor inigualável desse grandioso Deus. Quem são os filhos dos homens? Nós não passamos de filhos caídos no pecado, geração perversa que em Adão tomou o rumo da desobediência de uma maneira proposital. Nossos pais pecaram e nós também seguimos as mesmas tradições pecaminosas de nossos progenitores, e além de tudo, geramos filhos pecadores, incircuncisos de coração que vão seguir com prazer nossas mesmas pegadas no pecado. Em todos os nossos atos provamos que somos rebeldes pecadores. Sofremos muito aqui as consequências de nossos próprios pecados, e além disso levantamos de nossas quedas para logo ali adiante cairmos novamente. Habitamos no meio de um povo rebelde, porque nós também provamos que somos rebeldes contra a lei de Deus, mesmo sabedores das terríveis consequências eternas no fogo eterno. Não é fato isso? Quem somos nós falar que tudo isso que fizemos contra o Deus Santo não é verdade? Temos que ficar pasmados e mudos diante desses fatos. Por que Deus tem feito tudo isso em favor dos pecadores rebeldes?
Por que tanta bondade desse Deus em favor de uma raça corrompida no pecado? Ele está usando de bondade porque Ele aprouve agir assim pela Sua graça, e está sendo glorificado agora por aqueles que são salvos por Ele. Somos indignos, imerecedores, mas tudo isso revela que Ele age por Sua Graça e louvado seja Seu nome. Bem que Ele poderia ter agido com justiça, e desferida Sua punição contra nós que rebelamos contra Seu Reino e ajuntamo-nos ao exército de Satanás para guerrear contra os céus, além de estarmos aqui na terra desfrutando da Criação, como se tudo o que existe fosse nosso, apoderando daquilo que não nos pertence. Ele bem que poderia ordenar que fôssemos executados imediatamente como Ele tem feito com milhares. Ele bem que poderia ordenar aos anjos que pegasse esses rebeldes e infames amarrando-os e lançando-os para abismo, mas Ele aprouve usar de Bondade para com homens e mulheres, filhos perversos, raça culpada.
Mas aí é que entra a história do amor de Deus, porquanto tudo o que Ele está fazendo em favor de pecadores culpados, não passa de ser o cumprimento de seus eternos propósitos. Em Sua graça, Ele escolheu um povo em Cristo antes da fundação do mundo. Se essas pessoas para quem Ele estendeu a Sua misericórdia fossem atiradas no castigo eterno, ficariam sabendo lá que esse Deus é Deus Santo e Justo, que odeia o pecado. Mas somos convocados a render-lhe graças fomos atingidos não pelas flechas da Sua ira, mas sim pela fragrância do Seu eterno amor em Cristo.
O que Ele diz para os remidos? “Com amor eterno eu te remi.” Todos aqueles que me ouvem, se foram salvos, sabem dessas preciosas verdades porque tiveram experiência em suas próprias vidas. Sabem que agora estão plenamente livres e que marcham para o céu, e essas pessoas não tem razão em achar que são melhores do que outras pessoas. Por que? Gloriar em que mesmo? Se olharem para si, vão perguntar: “Como foi que Deus teve coragem de salvar um pecador como eu?” Tais pessoas sabem que são abençoados com todas essas bênçãos celestiais em Cristo porque Deus usou de misericórdia para com elas. Essas pessoas tem motivo para se gloriar, não em suas igrejas, não em suas tradições humanas, essas pessoas afirmam aquilo que Paulo diz em sua carta aos Gálatas: “Longe de mim esteja o gloriar, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Amigo leitor encerro hoje o assunto no salmo 107 a respeito da história dos poderosos feitos de Deus em favor das almas peregrinas neste deserto mundano. Essas almas foram achadas pelo poder salvador desse Deus atiradas no mundo sem o alimento verdadeiro, o pão celestial, e assim viviam famintas apesar de terem em suas mesas toda comida que este mundo oferece. Mas essas almas estavam cientes que todo esse alimento material somente satisfazia o físico, enquanto isso suas almas estavam famintas. Ocasionalmente eram enganadas com aquilo que parecia verdade, mas logo que a nuvem do engano passava, essas almas se viam novamente na miséria.
Até que veio o verdadeiro pão celestial, o Rei da Glória e fartou de bens essas almas famintas. Agora elas estão satisfeitas, porque nunca mais poderão ter fome. Essas almas atiradas no deserto deste mundo enganador sentiam intensa sede, e à semelhança da fome, elas não estavam contentes com água para a sede física, porque sabia que quando bebia dessa água iriam tornar a ter sede. Ocasionalmente eram iludidas com manifestações de recursos provenientes do engano de homens fraudulentos os quais pareciam que levariam essas almas ao encontro da verdadeira fonte, mas logo descobriam que estavam abrindo cisternas rotas onde a água não prestava. Até que encontraram a verdadeira fonte da água viva, e beberam dessa água para nunca mais terem sede. Essas almas agora podem cantar: “Com Cristo estou contente, Ele me satisfaz.”
Essas almas estão no mundo mas não são do mundo. Essas almas seguem a palavra de Deus e jamais são enganadas pelos homens, porque conhecem a voz do Pastor Amado e tem prazer em seguí-lo; essas almas não vivem procurando mostrar ao mundo uma vida cristã forjada no aspecto físico, mas sim numa vida interior transformada pelo poder da Graça Soberana. Essas almas fazem parte de uma imensa nação Santa, de um povo escolhido, um reino sacerdotal, uma nação dentro de muitas nações que manifesta no império das trevas as virtudes desse Deus de toda misericórdia que tirou esse povo das trevas para a Sua maravilhosa luz. Mas o propósito não é apenas contar uma história, mas sim mostrar aos ouvintes que esse Deus está é o socorro bem presente para as almas que andam neste mundo buscando algo que lhes traga satisfação eterna. Minha esperança é que o trabalho da palavra de Deus na mão do Espírito Santo venha a descobrir essas almas que agora podem ouvir essa mensagem no salmo 107.
Deus sabe onde estão seus eleitos, e Ele com o maravilhoso poder do Evangelho pode chamar essas almas que estão desoladas, aflitas, sem paz, sem perdão, debaixo do peso dos seus pecados. Prezado ouvinte, se tu és uma alma assim que nesta noite pode ter seus olhos espirituais abertos para compreender a verdade a respeito de tua situação, pode estar certo que tu és uma pessoa feliz, porque esse grandioso Deus está te chamando pela palavra dele. A bíblia afirma que Cristo Jesus veio ao mundo a fim de buscar essas almas enganadas.
Ele veio ao mundo para se entregar na cruz para pagar o preço, tomando sobre si o castigo que essas almas mereciam. Ele veio ao mundo também para buscar essas almas, tirando-as deste mundo maligno e levando-as para o Seu maravilhoso Reino Celestial. Será que tem uma alma assim? Desolada, aflita, deprimida, porque chegou ao ponto que nada deste mundo satisfaz, que não ninguém que possa compreender sua situação, mas que agora pode compreender a respeito desse Salvador que está aí presente ao seu lado pronto a lhe socorrer. Pode clamar a Ele agora porquanto Ele afirma que todo aquele que invocar Seu Nome será salvo
Nenhum comentário:
Postar um comentário