SALMO 107
“Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que habitassem” (verso 7)
Amigo, na última mensagem procurei conduzir no verso 6 a maneira como Deus se manifesta como o Grande redentor e Senhor para trazer poderosa salvação para os pobres peregrinos aflitos que neste mundo clamam invocando o Nome do Senhor rogando-lhe por salvação. Ele é de fato aquele que salva, e imediatamente. “E não há salvação em nenhum outro..” e todos quantos abriram suas bocas para rogar ao Salvador Bendito encontraram da parte Dele esse imediato socorro.
Prezado leitor, que o Espírito de Deus venha a conferir uma fé genuína que lhe faz entender essa preciosa verdade, que chegue ao teu entendimento essa verdade de um Deus que providenciou por meio do sacrifício na cruz uma perfeita e segura salvação para todos aqueles que chegarem à convicção dada pelo Espírito Santo quanto aos seus pecados. Prezado ouvinte, o fato que Deus ainda está mantendo a porta da salvação aberta neste mundo, é justamente porque seu propósito de salvar perdidos peregrinos no mundo inteiros continua firme. Aproveita a tão gloriosa chance que proveniente da misericórdia que desce do céu para ti. Aproveita essa ocasião festiva que parte do Alto e Sublime trono. Tu podes ser alguém extraordinariamente feliz .
Então, será que diante uma maravilhosa história de amor, tu ficarás à distância? Se tua alma está aflita e com uma intensa fome e sede de salvação, pode clamar porque tu serás ouvido. Esse Grande Deus não pode mentir. Se tu dizes que és fraco, pode estar certo que o poder Dele opera em tua fraqueza, e é exatamente aí que Ele manifesta Sua glória. Que obra maravilhosa Deus tem feito e está fazendo por pecadores!
Hoje ainda pretendo conduzir o amigo em outro feito maravilhoso em favor das almas peregrinas neste deserto mundano. O verso 7 é empolgante: “Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que habitassem.” Ele não somente salva pecadores arrancando-os das mãos do inimigo, como também Ele aparece nesse verso como o Bom Pastor para guiar o salvo pelo caminho certo onde deve andar. Prezado leitor, quando Deus salva pecadores, tem uma longa jornada para andar até chegar ao céu. Ele mostra seu amor, seu cuidado em proteger a pessoa que Ele salva, cobrindo essa pessoa com uma proteção inefável, não permitindo jamais que alguém venha a tocar nessa alma remida e comprada com o Sangue precioso do Filho. Mas tem uma longo caminho estreito a andar até ao céu.
Aqui neste mundo o Salvo não tem qualquer herança; aqui neste mundo não temos habitação permanente porquanto este mundo está marcado para o fogo. A cidade do salvo é o céu, a Jerusalém celestial onde milhares estão em gozo eternal. Amado leitor, importa que saibas que quando Deus salva o pecador tirando-o deste mundo, da condenação, da tirana mão do deus que controla este mundo tenebroso, Ele se coloca como aquele que será nosso guia até a morte. É exatamente esta a mensagem que o verso 7 nos apresenta.
Primeiramente, Ele há de conduzir o salvo pelo caminho direito conforme o próprio verso nos mostra. Afinal, Ele arrancou o salvo do caminho errado. Onde o pecador estava andando? No perigoso caminho largo, indo em direção à perdição, com o belo e encantador príncipe das trevas de longe atraindo-o com seus favores passageiros.(2) Mas eis que o Senhor com Seu Braço Forte veio e arrancou a alma das trevas para a Sua maravilhosa. Agora tudo mudou. O salvo parou de descer ladeira abaixo em direção ao abismo de trevas eternais, porquanto agora pode ver que está sendo guiado no caminho certo, o caminho da verdade para o céu. Deus jamais salva o pecador e o deixa desamparado neste mundo perigoso.
Todo aquele que é achado pela misericórdia desse maravilhoso Pastor das ovelhas sabe bem que tem um caminho a trilhar, e que somente o salvo pode andar nesse caminho onde somente poucos andam, que é o caminho que leva ao céu. Deus orienta o salvo pela palavra da verdade como andar pelo caminho certo. È um caminho cheio de laços, de armadilhas, de provações, de terrores, mas à medida que vai andando, mais perto fica o celeste lar. O caminho do salvo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Então amigo quero mostrar como o Senhor conduz o salvo por esse caminho. Ele guia orientando pela palavra Dele. Aquele que é crente há de buscar o ensino da palavra da verdade. A verdade é que ninguém pode dizer que é verdadeiro crente, se não tem prazer em aprender da palavra da verdade. Quem é de Deus ouve a palavra de Deus. Cuidado, amigo com as táticas de imitações que satanás usa. Ele usa a palavra de Deus colocando nas mãos de falsos mestres. Mas aquele que é nascido de Deus tem uma percepção dada pelo próprio Deus para enxergar o que é a verdade e o que é a mentira. Deus tem seus servos que Ele chama e habilita no conhecimento de Sua Palavra para poder conduzir Suas ovelhas pelo caminho certo. Deus não coloca seus mistérios de glória nas mãos de qualquer pessoa.
Outra maneira que Deus mostra que está guiando o salvo pelo caminho certo, é pela maneira que o próprio Espírito Santo confere convicção no coração do salvo. Todos os verdadeiros crentes foram batizados com o Espírito Santo no dia que foram salvos. Outra maneira que o salvo sabe que está sendo guiado pelo caminho certo é pela dificuldade que tem de andar nesse caminho. No caminho largo não tem provações; no caminho largo tudo é fácil e muitas vezes o príncipe deste mundo facilita a descida dando as pessoas benefícios materiais. Mas quando a pessoa está indo em direção contrária, caminhando para o céu, logo vai perceber que há lutas, provações, perseguições que exige da parte dele oração, súplica e rogos ao seu Deus.
Todos os verdadeiros crentes já sabem o que tem passado e o que estão passando. Mas o que importa é que nesse trajeto o grande Senhor nunca deixa o salvo desamparado. Muitos crentes não entendem a maneira que Deus conduz seu povo pelo caminho certo porque são informados erradamente que Deus não quer sofrimentos nem dificuldades para seu povo. São ensinados que Deus tem saúde perfeita e prosperidades materiais para todos os seus. Mas olhando pela ótica bíblica, vemos que tal ensino não é proveniente da verdadeira sabedoria.
Todos os verdadeiros salvos prosseguem passo a passo em direção ao lar celestial, e estão dando adeus para este mundo; estão despedindo deste palco terrestre, porquanto aguardam aquilo que é infinitamente melhor. Há um lugar onde não há choro, nem dor, nem morte, onde não entrarão abominações nem mentiras. Há um lugar preparado para os remidos, e o caminho onde os salvos estão indo, é um caminho preparado pelo Senhor, e somente os remidos andarão por esse caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário