“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” . João 3:36
Amigo leitor, vamos dar continuidade ao nosso estudo dessas Letras Sagradas, na certeza que a Palavra viva é poderosa para transformar os corações atentos. Qual deve ser a sua atitude diante da verdade? Você deve ficar com sua Bíblia aberta, analisando o que está sendo falado, para ver se é de fato aquilo que o pregador está falando é a verdade.
Ontem, na mensagem, rapidamente passamos pela primeira parte das palavras: “Mantém rebelde contra o Filho”. Creio que ficou claro que tentamos esclarecer o que significa “manter rebelde”. Creio que ficou claro que rebeldia é a atitude natural do coração do pecador ainda afastado de Deus; ainda preso em seus pecados. Tal rebeldia é vista por Deus. Nem sempre os homens podem perceber, porque só podemos enxergar o homem na aparência e não no coração. Agora passaremos a olhar a segunda parte.
Contra quem o pecador se mantém rebelde? Veja, é “contra o Filho”. E quem é o Filho? Lógico que é o Filho do Deus vivo, Aquele a quem o Pai eterno enviou ao mundo. Note bem que a rebelião, a incredulidade, a obstinação, a dureza de coração do pecador é contra o Senhor Jesus. Por fora parece que não, mas a realidade está escondida lá no profundo do coração. Os homens não enxergam o que está escondido no interior do coração humano, mas para o grande Deus não existe nada escondido e em sua Palavra Ele revelou tudo.
Em Provérbios, O Espírito Santo afirma: “O inferno e o abismo estão descobertos perante os olhos do Senhor, quanto mais os corações dos homens”. Como já tenho dito repetidas vezes, o problema do homem está no seu coração; não é o coração físico, mas é o coração espírito; é o homem verdadeiro. Meu amigo, saiba que nem mesmo você conhece os segredos do seu próprio coração; você é enganado por você mesmo. Então, pode dar uma aparência por fora, que o pecador não é rebelde contra o filho do Deus vivo, mas a verdade é que Deus está vendo o sintoma escondido lá dentro. Em Jeremias 17, o grande Deus declara que Ele vê o coração; que Ele esquadrinha o coração.
Amigo permita-me declarar isso, que, se você ainda não é um salvo; não foi remido, não recebeu a vida eterna, você está em plena rebeldia contra o filho do Deus vivo. Você me dirá: “Mas eu tenho Jesus” “Quem é que não quer Jesus”. Meu amigo, você está defrontando-se com a verdade bendita; com a Palavra de um Deus que não pode mentir. Saiba que Satanás tem um Jesus dele; é uma das armas do inferno para manter o pecador cego, nas trevas. É o método de Satanás oferecer paliativos para o pecador. A realidade é que o ser humano não quer deixar o seu mau caminho; quer continuar em sua desobediência, em sua caminhada no caminho largo, sendo conduzido para a perdição.
Meu amigo escute aqui, eu não estou duvidando de sua sinceridade, mas quem disse que sinceridade é o caminho para o céu? Quando o pecador em sua sinceridade de um coração arrependido é conduzido pelo Espírito Santo aos pés do Filho eterno do Deus vivo, então, aleluia! Fora dessa realidade, a sinceridade do homem, por mais atraente que seja, é perigosíssima e provavelmente mais sutil que outras atitudes manifestamente rebeldes.
Somente para deixar mais claro, o Senhor Jesus diz em Lucas 17 que nos dias de No o povo vivia normalmente, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até que veio o dilúvio e levou a todos. Eu imagino quantas pessoas sinceras haviam ali. Muitas até achavam que Noé estava certo, mas qual foi o pecado que os levou à destruição no dilúvio? Não entraram na arca. Para o homem só havia um caminho, o caminho em direção à arca; só havia uma porta de escape, a porta da arca que estava aberta; só havia um abrigo totalmente seguro para qualquer pessoa: era dentro da arca. Meu amigo ouvinte, eu não estou duvidando de sua sinceridade religiosa, de forma alguma. Absolutamente!
Mas, repito com toda veemência do meu coração, que a sua sinceridade poderá ser sua ruína definitiva, e pode ser até hoje, simplesmente porque você não abandonou o seu caminho e foi ao Senhor Jesus para obter a sua eterna salvação, tornando assim uma nova criatura. Quero aqui deixar bem esclarecido, meu amigo, pois qual é o desejo do coração do grande Deus? Não é que o pecador seja salvo? Você pode até falar que já tem Jesus, e eu não quero duvidar disso, mas é importante tentar descobrir os segredos do coração.
Escute bem, tenho a Palavra eterna comigo e Deus autorizou-me a pregar a sua Palavra e vou fazer isso, com zelo, com firmeza no meu coração, para o bem de sua alma. Quero sondar o seu coração com estas perguntas: Você já um salvo, para sempre salvo? Foram perdoados todos os seus pecados? O grande Deus já o recebeu na família Dele? Você já foi reconciliado com Deus? Está perfeitamente em paz com Deus? Tem você sede de santidade? Tem abandonado os maus caminhos de outrora? Meu amigo, não tente encobrir as coisas, por favor. Você pode querer argumentar dizendo “todo dia recebo a Jesus”. Mas, não é isso o que ensina a Palavra do Senhor. A salvação não é cada dia, é de uma vez para sempre! Alguém que nasceu não fica nascendo todo dia, assim também é o novo nascimento.
Você pode argumentar também, dizendo: “E tenho a Bíblia e leio-a todos os dias”. Mas o Senhor Jesus não veio buscar aquele que lê a Bíblia todo dia, e sim o perdido pecador. Esse ele veio buscar e salvar. Você poderá dizer que é uma pessoa que ora, que reza sempre, mas nada disso pode trazer a salvação eterna do pecador. Meu amigo, não estou pregando a minha igreja, não! Absolutamente! Aliás, se eu estivesse pregando sobre a minha igreja, os leitores iriam aceitar, pois é próprio para o homem acreditar na mentira. A mensagem única e exclusiva de Deus para o pobre e perdido pecador é a mensagem da cruz.
Então, meu amigo, qual é o maior de todos os pecados? É a rebeldia contra o Filho. Esse é o pecado dos pecados. Esse é o pecado que atrai os outros pecados, pois mantém o pecador nas trevas servindo e seguindo a Satanás. Mas, o que Deus está fazendo? Com grande misericórdia Ele está lhe apontando o caminho para a sua segurança eterna. Meu amigo é sério isso! A rebeldia contra o Filho de Deus, é não aceitá-lo para ser livre da condenação; é não se humilhar perante o Todo Poderoso para obter o perdão e o cancelamento das dívidas contra Ele; é resistência ao Espírito da Glória; é pisar o sangue da aliança, derramado para a remissão dos pecados; é chamar Deus de mentiroso; é se manter nas trevas; é ter preferência pelo pecado; é associação com os demônios; é oferecer culto aos ídolos; é o caminho certo para o inferno; é a destruição de uma alma no sofrimento eterno; é a maior das abominações; é continuar servindo ao diabo.
Ó que hoje haja uma alma sendo conduzida pelo Espírito Santo aos pés do Salvador! Meu amigo saiba que o Senhor veio ao mundo com essa finalidade de salvar o perdido. Há completa suficiência Nele! Nele o pecador é completamente aceito por Deus. Pode chegar a Ele pela fé; pode ter certeza de seu perdão! Pode estar certo que não há rejeição. É nova criatura! É alguém que se tornou herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário