"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
Amigo leitor, no verso 4 do Salmo 1 vimos que o Senhor Deus, ao comparar os ímpios com os justos, Ele diz: "Não são assim os ímpios". Mas a quem são comparados os ímpios? O próprio verso responde: são como a moinha que o vento dispersa. Na versão atualizada diz que são como a palha levada pelo vento. Veja bem a comparação feita por Deus para aquele que é ímpio: "Como palha".
É essa a sua situação? O justo é chamado de árvore, o ímpio é chamado de palha. É o Grande Deus quem afirma, é lógico, Ele é o Deus que não pode mentir. Então, veja bem qual é a sua situação diante daquele que não olha a aparência do homem. Você já foi feito por Cristo Jesus, em um homem justo? Um jovem justo? Uma senhora justa? O que é que diz Romanos 5:1? Justificado pois mediante a fé, temos paz com Deus"... Se você é justo agora porque foi a Jesus para Ele ser o seu Salvador, então é alguém que diante de Deus não tem nenhuma culpa. Nada há mais de débito contra Deus; é de fato uma árvore plantada pelo Todo Poderoso para produzir fruto neste mundo maligno, fruto para a glória de Deus. Mas se estiver na posição de um ímpio, a sua situação é diametralmente diferente.
Escute bem: para ser um ímpio, é só não ser um justo; é só não ser salvo; é só não ser um crente em Cristo, então, não importa a sua família, seu nome, seu status, sua religião, sua confissão, sua personalidade, sua idade, sua cor, você é chamado de ímpio. O Grande Deus vê as coisas assim; seja Ele verdadeiro, e seja o homem mentiroso. A realidade é essa. Meu amigo, veja o que Deus diz a respeito do ímpio nesse verso lido: "O ímpio é como a palha". Você tem sua Bíblia aberta nesse Salmo? O Grande Deus não compara o ímpio com uma árvore, mas com a palha. Que triste verdade! Mas é a verdade. Ó meu amigo, você quer continuar assim em sua triste jornada neste mundo de engano? Você quer continuar sendo chamado por Deus de palha? Pois é assim que Ele lhe chama, simplesmente porque ainda você não foi a Jesus para a sua salvação eterna; fora do Senhor não há para o pecador nenhuma segurança qualquer.
Você pode dizer-me: "quem é que não quer Jesus"? Não é ter um "Jesus" na mente; não é algo feito como uma mera declaração. O homem é do mundo, ou de Deus. Se o seu coração ainda se acha jogado nos prazeres; fazendo aquilo que agrada as paixões da carne; servindo ao pecado e aos ídolos, é lógico que não foi a Cristo. É impossível receber a Cristo sem primeiramente ter a experiência da cruz. O caminho de acesso a Deus é o caminho da cruz. É o reconhecimento de sua miséria; de sua pecaminosidade; de sua condenação; de que neste mundo não há um pecador igual. O pecador só vai a Jesus para a sua salvação quando se vê no caminho da perdição. Do contrário é uma pessoa que está indo no caminho do pecado, e sentindo-se bem no pecado.
Não há diferença. Meu amigo, se você não é um salvo, sua posição de ímpio vai refletir no dia a dia. Você talvez não terá o prazer em cometer sérios pecados, pecados grosseiros, pecados abomináveis, simplesmente porque você acha feios; tem medo, ou quer manter a sua postura religiosa. Aquele que é ímpio poderá ter uma vida religiosa, mas nada vai entender do que é santidade no íntimo, pois está desligado da vida que há em Cristo. Ele vai estar sentindo bem em lugares que lhe agradam a carne.
Mas vamos meditar um pouco mais na segunda frase do verso 4, onde diz: "São como a palha". Meu amigo, a primeira lição que temos nessa declaração divina, é que, como palha, o pobre pecador é sem vida. Ele é palha, e a palha está fora da árvore, caída no chão, completamente destituída de vida, nada tem do verdor das folhas da árvore. É lógico e claro pelo ensinamento bíblico, que só há vida em Cristo. Em I João, o Espírito Santo afirma: "Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida".
Meu amigo, você pode se gloriar em dizer que tem boa saúde, mas é como palha seca. Você pode dizer que tem uma boa vida, é alegre, jovial, tem de tudo, mas o Grande Deus declara que é como palha, pois não tem a vida que há no Filho. Meu amigo, você é o que? Palha seca, crestada pelo sol deste mundo. O que você é hoje, você será amanhã, e será daqui a um ano ou mais. É assim.
Outra realidade a respeito da palha, é que palha não dá fruto. Uma árvore plantada para dar fruto, vai dar fruto, mas da palha não se espera qualquer fruto. Meu amigo, está vendo a realidade a respeito de sua vida? Você está neste mundo vivendo em vão, sem razão de viver; nada sabe quanto à sua situação na eternidade; vive sem esperança e sem Deus no mundo. Outra realidade triste quanto a palha, é que ela só serve para o fogo, para ser queimada. Ó meu amigo, você é uma palha seca? Tal é a sua situação? Vai chegar o dia quando por ordem do Grande Deus você será atirado ao fogo, mas, segundo as Escrituras, é o fogo que não se apaga; é o fogo inextinguível.
Amigo leitor veja a realidade a seu respeito, se você ainda não recebeu a Jesus para a sua eterna salvação. Amigo, não se esconda; saia de seu esconderijo; o Grande Deus não tem prazer na morte de um ímpio; porque grande é a misericórdia Dele; Ele retém a sua ira; Ele preserva a sua misericórdia; Ele é terno e amoroso; seu coração pulsa para salvar um pecador arrependido. Veja o que o Senhor fez por Zaqueu; houve ali um encontro glorioso entre um pecador arrependido e a graça de Deus. Ah! meu amigo, o Grande Deus para e olha admirado quando seus olhos pousam sobre um pecador arrependido. Saiba que todo os céus são convidados para com admiração contemplar um homem arrependido.
Quando é que um homem realmente é arrependido? Quando vê a si mesmo como Deus o vê; quando aceita o diagnóstico divino a seu respeito. Mas o homem arrependido vai olhar para Jesus; vai querer que o Senhor seja o seu Salvador. O caminho do pecador arrependido é o caminho da cruz. Ele não tomará outra direção. Ela anela o Salvador! Cristo Jesus será de fato o seu tesouro; sua herança eterna. Meu amigo, por que agora você não bebe da água da vida? Por que não recebe essa oferta de graça? Tudo já foi feito na cruz! Não precisa de outro mediador. Agora a margem do seu rádio peça ao Senhor para que Ele seja o seu Salvador. Saiba que Ele anseia salvar; é o seu prazer salvar; é a sua atividade agora. Não importa quantos pecados tenha cometido; não importa o tamanho de sua iniquidade; há provisão no sangue. Ele transforma o ímpio, fazendo dele um justo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário