quinta-feira, 18 de julho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (9)


O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O LUGAR DO PERIGOSO REPOUSO: “...na congregação dos mortos repousará”

Acha a congregação dos mortos no próprio mundo. Quando olhamos o mundo do ponto de vista da Palavra de Deus, logo vemos que é espiritualmente um cemitério. O barulho que ressoa em nossos ouvidos e o movimento são resultados do espírito que opera nos filhos da desobediência (Efésios 2:2) e precisamos fixar nossa atenção nessa verdade, a fim de que vejamos as coisas à luz da verdade. Olhando com maior rigor, vemos que João afirma em sua 1 Carta que “...o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19). Oras, tal verdade exige de nossa parte profunda ponderação e temor, pois temos que ver tudo à luz das Sagradas Letras, sempre lembrando que Deus mostra a verdade do ponto de vista dele.

Também, vemos o quanto o Senhor tratou desse fato de uma forma bem doutrinária em todo capítulo 5 do evangelho de João, pois ao mostrar que Ele e o Pai estão vivificando mortos, é sinal claro que os homens estão espiritualmente mortos, por essa razão Ele mostra que o único poder que funciona neste mundo é a Sua Palavra: “Em verdade, em verdade vos digo, que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão” (João 5:25). Impressionante! Nosso Senhor está falando com homens e mulheres que conheciam o Velho Testamento, estavam inteirados acerca da lei de Moisés, diziam que esperavam o Messias, porém eram homens e mulheres caídos em seus delitos e pecados, totalmente mortos , por isso incapacitados de tomar qualquer decisão de ir a Cristo e de entender quem era Ele, o Senhor da glória. Veja como Jesus assegura esse fato no verso 40: “E não quereis vir a mim para terdes vida”. Veja como o verso toca exatamente na condição de um morto, pois não tem vontade: “e não quereis…” e nem tem poder para receber o mais importante: “...terdes vida”.

Mas sondemos à luz das verdades práticas mostradas pela Palavra de Deus, porque temos que entender que morte significa ausência de vida. Mas como nós entendemos vida do ponto de vista natural, importa que saibamos que a vida que há no mundo para Deus é morte. E as marcas da morte espiritual são vistas em oposição à vida. Como assim? Vida para Deus é a vida que há no Filho Dele, fora disso tudo é morte. Vida real aparece mostrando que há no homem os traços de um amor por Deus, por justiça, santidade, pureza, retidão, amor, etc. coisas essas que têm valor eterno. Notemos que nosso Senhor sempre transmitiu isso em seus ensinos e obras. Notamos nos mortos que há ausência de vida do alto neles. A bíblia mostra as atividades dos homens mortos no pecado como resultados da morte neles.

Cristo enfrentou os homens e mulheres judeus que mostraram total oposição e repúdio aos ensinos eternos. Isso é o primeiro sinal de que neles havia apenas a vida natural, a qual desejava que Jesus trouxesse para eles o que eles queriam da terra, porque eram terrenos. Eles queriam curas, comidas e esperança de que após a morte iriam para o seio de Abraão. A esperança deles não estava em Deus, mas sempre no homem. A persistência de Cristo em seus ensinos e práticas levaram aqueles homens a mostrar suas faces e intenções assassinas, pois por várias vezes tentou matar o Senhor. Os mortos lidam com a morte. Os ensinos de Jesus confrontavam suas vidas e lançavam fora suas perspectivas egoísta achadas numa fé firmadas em conceitos humanos e não na verdade. Também, a expressão mais aterrorizante da morte foi mostrada na crucificação, como os judeus se associaram com os gentios no famigerado desejo de ver o Filho de Deus sendo morto. Vejam como os mortos manifestam ódio contra a verdadeira vida; vejam como seus pés são velozes para derramar sangue (Romanos 3:15). Passei apenas arranhando o assunto, mas nas cartas vemos como as exortações são dadas aos crentes, para que aquelas atividades da morte que ficam grudadas na carne devem ser extirpadas de nossas vidas, porque são destruidora, como palavras torpes, vinganças e todas as práticas abomináveis, as quais não condizem com o viver de alguém que tem a vida que há em Cristo.

Assim vemos o quanto o homem sem entendimento quer e busca repousar na congregação dos mortos. Notemos bem o quanto isso é perigoso, porque revela que a pessoa é morta e que ama estar com os mortos. E que lugar de repouso o mundo proporciona! Tudo no mundo é feito pelo deus deste sistema para que a pessoa sinta paz e harmonia no pecado; sinta que a divindade buscada pelo mundo é do estilo que os homens querem. Nota-se o quanto os homens querem tranquilidade para viver em seus vícios e práticas perversas, mas sentindo que estão em paz com seus ídolos.

Nenhum comentário: