terça-feira, 23 de julho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (10)


O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O LUGAR DO PERIGOSO REPOUSO: “...na congregação dos mortos repousará”

Também, posso afirmar que o homem que se desvia do entendimento achará repouso num sistema religioso de mentiras. Uma heresia ou uma seita pode ser uma rede onde alguém pode cair como castigo, por estar com seu coração rebelde e endurecido contra a verdade revelada. Vemos nos evangelhos como os fariseus fizeram da religião uma cama onde milhares podiam sentir confortáveis. Não existe um lugar mais perigoso para uma alma que foge da verdade escrita do que uma religião falsa e com liderança perigosa no comando, tudo porque, de fato serve como um gostoso lugar onde a alma se sentirá satisfeita, imaginando que Deus está satisfeito também.

Nota-se como a mentira é agradável à natureza carnal e corrompido de um homem que nada quer da verdade eterna. Os judeus tomaram esse rumo desde os dias do profeta Isaías. Vemos em Isaías 6 que Deus comissionou o profeta a pregar para um povo que não se converteria e isso foi passando de geração em geração, até que quando Cristo veio, achou em Israel um povo apagado e confiado numa religião morta – a seita dos fariseus ou mesmo a dos saduceus. Deus tirou Israel da escravidão do Egito, onde o povo gemia sob os açoites. Mas quando Cristo se tornou homem encontrou um povo tranquilo e descansado num ambiente de homens dominadores – os famigerados e hipócritas fariseus.

É isso o que ocorreu e sempre ocorrerá com milhares que ouvem a verdade do evangelho e correm da mensagem porque não querem ser confrontados. E como a mentira religiosa satisfaz um coração rebelde, então muitos se abrigam em lugares assim. A mentira religiosa fornece uma paz, onde satanás se projeta como anjo de luz e onde ele se oculta atrás de ídolos. Se Cristo não satisfaz a alma, então satanás pode mostrar milhares de maneiras sofisticadas para endurecer o homem ainda mais nas redes religiosas que ele tem espalhadas no mundo.

A mentira religiosa é o alimento incrivelmente desejável dos mortos, por isso é a congregação dos mortos e gostoso lugar de repouso. Nicodemos achava que estava indo muito bem como religioso e como um dos príncipes dos fariseus, até que a verdade veio dos lábios do Senhor, mostrando que tudo o que ele cria e fazia nada tinha de valor perante Deus, porquanto precisava nascer de novo (João 3:5 e 7) Saulo se sentia como certo que a religião dos fariseus e a obediência aos ritos da lei de Moisés, conforme as normas dos fariseus era suficiente para alcançar a ressurreição. Até que veio o dia quando o próprio Jesus, do céu lhe confrontou de forma dolorosa e Saulo se tornou um convertido.

Também, os homens que fogem do entendimento da verdade acham repouso no conforto dos bens deste mundo. O homem rico sentiu-se incomodado quando o Senhor mexeu com seus bens e isso fê-lo sair do seu gostoso lugar onde estava dormindo. Assim ele fugiu para não ouvir a verdade. O evangelho é o único poder de Deus para acordar homens e mulheres que estão detidos em meio às trevas deste mundo enganador.



Nenhum comentário: