quinta-feira, 11 de julho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (8)


O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O LUGAR DO PERIGOSO REPOUSO: “...na congregação dos mortos repousará”

Chegou o momento para que entendamos à luz das Escrituras o que significa esse perigoso lugar de repouso, como exposto no texto: “...na congregação dos mortos repousará”. Não teremos resposta clara se desligarmos o texto do contexto que envolve todo livro de Provérbios, bem como toda Escrituras. A tendência de muitos é ilhar um texto como esse, a fim de impor sua opinião. Essa é uma atitude perigosa, porque estamos lidando com o livro de Deus, com os pensamentos puros e santos e numa linguagem conhecida, o texto em Provérbios faz parte desse sangue espiritual que percorre por toda sagrada Escritura.

O livro de Provérbios trata da sabedoria prática vista no viver do homem que teme ao Senhor e que anda em seus caminhos (Provérbios 1:7) e obviamente a ausência dessa sabedoria é vista nessa frase tão elucidativa: “...na congregação dos mortos repousará”. Veja bem como o Espírito Santo expõe o viver do homem neste mundo, usando termos claros à nossa compreensão. Ou o homem é sábio e mostra essa sabedoria vivendo em temor ao Senhor, ou então não passa de um insensato, tolo e louco, porque desconhece o temor do Senhor.

Então veja como a bíblia sempre nos conduz à mensagem principal que Deus tem aos pecadores – a mensagem do arrependimento e conversão a Cristo. Peguemos todo pacote de ensinamento desse maravilhoso livro de Provérbios e veremos como a luz da mensagem da cruz chega para mostrar as realidades da vida que há em Cristo num homem convertido. Claro que a ausência desse sábio modo de viver reflete no homem visto no texto acima. Também, podemos afirmar como essa é a verdade do evangelho que exala seu perfume de glória em toda Escritura e como essa é a principal mensagem de Deus aos homens no mundo inteiro. O que temos em todos os 5 livros poéticos? Temos o homem justo e o homem ímpio. O livro de Jó expõe essa verdade na vida de Jó. Os salmos mostram a forma como os justos vivem no mundo, sofrendo as injúrias dos homens maus. O livro de Eclesiastes mostram o que é o homem natural na sua melhor condição, vivendo a vida aqui como se o céu fosse aqui mesmo e como para ele tudo é findado na morte. E o livro de Cantares termina com chave de ouro, mostrando o relacionamento de Cristo com Seu povo, visto numa forma alegórica do amor apaixonante de Salomão com sua esposa.

Assim podemos tomar o livro de Provérbios, em especial este texto acima para trazer a lume as verdades da condição do homem no pecado e como só Deus mesmo, em Sua soberana atuação pode chamar pecadores da morte para a vida. Como é a condição do homem que não tem entendimento? Ele é desculpável por sua ignorância? Não sofreu ele a queda e está morto no pecado? Mas a verdade é que não há ninguém que pode passar com desculpas perante Deus. Quando Deus lida com o homem, ele declara que todos são culpados; ele afirma que não faz acepção de pessoas. Deus chama homens e mulheres às suas responsabilidades e ordena que todos se arrependam e se humilhem perante Ele. O juízo virá sim e todos hão de saber no juízo que pecaram contra Deus porque odiaram a Deus e amaram o pecado. Mas a mensagem sempre tem em vista levar os pecadores à salvação que há em Cristo.

Nenhum comentário: