sexta-feira, 19 de julho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (10)

 

O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O LUGAR DO PERIGOSO REPOUSO: “...na congregação dos mortos repousará”

Também, o mundo é o lugar de escuridão, por esse fato o homem que se desvia do entendimento busca esse lugar porque pode repousar ali. As trevas na bíblia indica o quanto o sistema mundo é revestido de mentiras e mentiras. Podemos ver isso com clareza, porque tudo o que o mundo produz é mentira. Já tenho dito anteriormente que o que vem de Deus é verdade e há glória ali e o que vem de Deus pertence a Deus, conforme diz o Salmista: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24:1). Mas no que tange àquilo que provém do autor deste mundo e traz consigo seus espectros de terror. Mas para o homem que se afasta do entendimento, o mundo é o lugar ele busca refúgio contra a verdade e se sente seguro ali: “O julgamento é este que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque suas obras eram más” (João 3:19).

Assim podemos incrementar algumas lições que dinamizam ainda mais nosso entendimento acerca desse lugar de repouso. Veja bem que satanás não os que se abrigam em seu mundo. Os homens no pecado se veem tranquilo em seu mundo. Notemos bem como Caim foi liberado por Deus, a fim de estabelecer seu sistema mundano e teve longos anos à frente para erguer o mundo anti Deus, porque se afastou do entendimento. Por isso estabeleceu sua descendência num conceito de vida, diferente, buscando comodidade numa terra que fora amaldiçoada pelo pecado. Percebemos no capítulo 4 de Gênesis que as leis estabelecidas no mundo de Caim atacavam aquilo que Deus havia estabelecido, em especial quanto ao matrimônio. O mundo se tornou um lugar onde o homem se sentia autoridade para vingar e trabalhava para tornar a vida mais fácil e atraente com instrumentos musicais, instrumentos de serviço na agricultura e pecuária. Esse é o mundo que ignorou as mensagens de Noé, enquanto construía a arca e as mensagens de Enoque, que foi um tipo de profeta naquele tempo, até que veio o dilúvio para destruir a todos, exceto Noé e sua família.

O homem mundano sempre há de achar conforto e descanso no mundo; sempre crerá que o mundo em sua organização é capaz de fazê-lo feliz, sonhando com um viver próspero. Devido as trevas que encobrem este sistema, os homens ignoram os perigos, as advertências de Deus, os resultados mortais do pecado e avança sem pensar que podem pisar no abismo a qualquer momento. Esaú mostrou ser o homem que ignorou o entendimento e desde cedo buscou alento num mundo passageiro, pois tratou a primogenitura como algo inútil, trocando-a por um prato de lentinhas. Quando viu o que havia perdido, chorou tardiamente, mas apagou as lágrimas, transformando-as em ódio e tratou de envolver-se em alcançar o sonho de uma descendência poderosa, como vemos gênesis 36.

Veja como é fácil o caminho daquele que rejeita o entendimento da verdade. Quão triste é o caminho de trevas, onde milhares transitam sem Deus no mundo. Bem-aventurado aquele, cujos olhos foram abertos por Deus, como Abel que, vendo a vaidade do pecado logo buscou o meio divino e entrou pela porta da redenção, a fim de achar o Paraíso para sua alma.

Nenhum comentário: