quarta-feira, 24 de julho de 2024

 

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (11 de 11)

O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

ACHANDO O VERDADEIRO LUGAR DE REPOUSO.

Chego à parte final nos comentários acerca desse verso extraído dessa mina de diamantes celestiais – o livro de Provérbios. Sei das minhas tremendas limitações em expor assuntos de indizíveis grandezas. Mas mesmo assim, ofereço todo trabalho ao Senhor, pois sei que vem da Sua graça o conceder poder para realizar Seu serviço. O evangelho precisa ser exposto com clareza aos ouvidos, para que todos compreendam e venham a crer em Cristo, mas, dou glória a Deus pela forma como Seu Espírito comunica a mensagem de uma forma inteligível aos corações, conforme nos transmite o texto.

Dando o toque final, todos os pecadores são convidados a achar o lugar de repouso, conforme a tão clara linguagem de Deus, como Ele a expõe no Velho Testamento: “Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim, e a vossa alma viverá…” (Isaías 55:3). Observemos no texto que o modo do pecador se aproximar de Deus é através dos ouvidos: “Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim…”. Deus fala aos ouvidos do pecador, porque Ele opera pelo poder da Sua palavra nos corações: “Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra…” (João 5:24). O Senhor ao chamar Lázaro, o poder da Sua palavra abriu os ouvidos do defunto e fê-lo levantar-se dos mortos para se erguer da tumba e ir diretamente a Cristo.

Por que isso? Temos perante nós o Deus que só opera maravilhas (Salmo 136:4); o Deus que, (segundo o ensino de todo capítulo de João 5) vivifica os mortos. Afinal, desde o Velho Testamento e por todo ensino do Novo Testamento o que vemos é esse ensino permeando toda Escrituras, porque o salário do pecado é a morte. Veja bem que o texto não diz “será a morte”, mas sim “é a morte”. E estamos certos que Cristo mesmo disse que Deus não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos. Sendo assim, quão perigoso é para o homem achar refúgio na congregação dos mortos!

Vamos à prática dessa verdade. O homem que se afasta do entendimento para buscar repouso entre os mortos é porque é morto. Sabemos que o homem cheio do entendimento das verdades eternas exaradas nas Escrituras foge do mundo; o homem que teme ao Senhor caminha firme rumo ao céu, porque escapou da condição de morto e da congregação dos mortos. Nosso repouso é achado somente em Cristo – Aquele que ressuscitou e vive para sempre.

A vida cristã prossegue no entendimento da verdade e caminha crescendo em conhecer seu Senhor, como diz Pedro no último verso de sua segunda carta: “Antes crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. O homem de entendimento sabe qual caminho a tomar e que está caminhando para sua pátria celestial. Ele sabe que lá achará o lugar de perfeição definitiva, o que jamais achou neste mundo de escravidão, onde reina a morte, o diabo e o pecado. Então significa que não há repouso para o crente aqui. O homem que achou repouso na congregação dos mortos encontrará seu fim no inferno – o lugar eterno dos mortos no pecado.



Nenhum comentário: