terça-feira, 16 de julho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (8)


O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O LUGAR DO PERIGOSO REPOUSO: “...na congregação dos mortos repousará”

Vemos também esse desvio numa resistência à verdade do caminho de Deus. O homem no pecado odeia e resiste o caminho de porque é contrário ao sistema do mundo. Incrível como o pecado fez com que cada pessoa se sentisse como se fosse particularmente um deus e isso é visto no fato que cada um segue seu próprio caminho, como ovelha extraviada. O caminho de Deus é diferente, porque segue rumo ao céu, em oposição ao caminho que desce rumo ao inferno. O homem desviado do caminho do entendimento quer sentir o conforto do mundo; o homem no pecado quer e busca sempre um caminho sem sacrifício, porque quer curtir a felicidade achada no próprio mundo.

Também, o caminho do homem que recusa o entendimento recusa o caminho do entendimento porque a verdade do evangelho expõe a cruz. Seguir a Cristo custa um alto preço; caminhar rumo ao céu requer renúncia e sofrerá toda oposição, até mesmo dentro da família. O mundo é igual, na rua, na praça, na festa, no baile, numa igreja mentirosa, na família, etc. O mundo é visto numa pessoa que se opõe ao Deus da bíblia. O homem mundano olha com indiferença para uma igreja onde prega a verdade, desdenha daquele que segue o santo caminho rumo ao céu e no íntimo recusa qualquer compromisso em ouvir a pregação, porque o incrédulo estará sempre ocupado, não tendo espaço em sua agenda para ouvir a verdade.

Dia a dia o homem recusa o caminho do entendimento e não há como mudar essa situação, se não for por uma visitação misericordiosa de Deus. Labão pode saber que Deus abençoou sua casa por causa de Jacó, mas o fato é que ele continuará seguindo seus deuses e suas práticas. Deus guia o homem pelo caminho do entendimento, da realidade da vida, conforme a verdade vinda do próprio Deus.

Para completar essa mensagem, vamos à parte final do verso onde devo entrar nos detalhes sobre a frase: “...na congregação dos mortos repousará”. Como havia dito desde o começo, que devemos sempre entender as Escrituras à luz vinda das Escrituras. É na luz de Deus que vemos a luz e sabemos que fora disso é fogo estranho, inadmissível nos padrões do santuário do altíssimo. Hoje vemos o quanto as pessoas sistematicamente querem forçar em dizer que têm Deus no coração e que estão prontas para fazer tudo aquilo que elas acham que Deus requer delas. Mas a verdade é que fora da verdade bíblica, todo sistema religiosa tem o mesmo sangue ecumênico, manchado pelas mentiras deste sistema enganador.

O mundo que odeia o Filho de Deus é o mundo de sempre, conforme nosso Senhor ensina em João 14,15 e 16; o mundo que jaz no maligno e que se opõe a toda verdade. Biblicamente este mundo é o lugar dos homens espiritualmente mortos. Foi assim que Jesus mostrou aos judeus no impressionante capítulo 5 de João, onde ele confronta os religiosos judeus, mostrando que, pelo fato que eles estavam mortos no pecado, eles não queria ir a Ele para terem vida. Assim, vemos um mundo sob a liderança do pai da mentira, um lugar especial, de trevas, onde homens e mulheres acham repouso e dormem o sono da morte. É tão terrível este mundo que até mesmos os crentes são exortados a despertar dentre os mortos.

Nenhum comentário: