terça-feira, 10 de agosto de 2021

O QUE ESTÁ SOBRE VOCÊ? (9)

         


“Quem crê no Filho tem a vida eterna, mas o que se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36)

A SITUAÇÃO DO NÃO SALVO: “...a ira de Deus permanece...”

        Ó como os pecadores não percebem a grave situação na qual se encontram! Para eles não existe um Deus de ira, porque criaram uma divindade diferente no coração e quando buscam a um deus, então correm para essa divindade. Os homens que estão debaixo da ira de Deus nem imaginam o terror que paira sobre suas cabeças. Então, creio que é necessário mostrar o que significa a ira de Deus. Ora, a bíblia fala mais da ira de Deus do que do amor de Deus. E não pensemos que trata disso somente no Velho Testamento, porquanto no Novo Testamento o assunto é dinamicamente exposto. Não temos um Deus fracote, o qual com o tempo ficou limitado. O Deus da bíblia é para sempre o mesmo, imutavelmente o mesmo Deus, porque não é como nós que enfraquecemos com o tempo. Falando com Israel em Isaías, Deus afirma que aquele povo ficaria velho e fraco, mas o Senhor forte os carregaria em seus braços.

        Também, lembramos que a ira de Deus faz parte dos atributos santos de Deus. Ora, nós seres humanos temos ira, ficamos indignados com injustiça e outras maldades. Deus não pode ter isso? A ira faz parte de uma personalidade, assim como o amor. Deus ama e também fica irado. Um amor que é apenas amor não passa de um fracasso de amor, indigno de qualquer respeito ou temor. Mesmo nos seres humanos entendemos assim. O homem que ama é também valente em ficar irado. Um homem que está pronto a fazer o bem, também está pronto a ficar indignado. Por que isso? A razão é simples, no fato que o amor verdadeiro há de se conduzir em justiça e retidão. Sendo assim é de se esperar que há ira em quem realmente sabe amar. O rei Davi é um exemplo humano de amor e mostrou isso em bondade incrível com a família do rei Saul que foi terrível inimigo dele. Mas quando tinha que tratar com as maldades dos homens, Davi o fez com intensidade e real justiça (2 Samuel 4)

        Voltemos para o Senhor, porque o ódio intenso de Deus é contra aquilo que vai em oposição à Sua santa natureza. É simples entender que Deus ama o que é justiça, pureza, honestidade, porque segue Seu padrão de santidade. Mas, por outro lado Deus odeia o que é contrário, Ele odeia o pecado. Sendo assim podemos dizer que Deus tem Seus inimigos e que Ele está em constante e perpétuo ódio contra Seus inimigos. Em Naum 1 vemos como ali é mostrado que Deus não somente tem inimigos, mas que está em perseguição a eles. O livro de Nínive fala dos Assírios, um povo perverso que foi extinto pela força da visitação da fúria de Deus. O ódio de Deus é terrível e eterno contra o pecado, Ele odeia os que praticam a iniquidade. O Salmo 5 inteiro mostra que Deus não somente odeia o pecado, como também odeia os executores da iniquidade.

        Será que podemos ignorar essa verdade tremenda? Olha o que Deus fez no início com o mundo de Caim, como aqueles perversos foram deixados entregues à maldade deles, até que veio o dilúvio para tragar a todos para a morte. Um inimigo em guerra contra inimigos. Vemos isso no Salmo 7, onde diz que Deus está com a flecha apontada diretamente à cabeça dos homens que não se convertem a Ele. Notemos bem que Deus não é um inimigo que se esconde covardemente. Ele sempre está avisando a todos acerca do que Ele fez e está fazendo na terra em furor contra Seus adversários. Seu ódio e furor foi tão intenso contra Sodoma e Gomorra que não houve apelo nenhum e aqueles inimigos ficaram cercados no lugar onde receberiam a visitação da cólera de Deus, como de fato aconteceu.

        Esse é o Deus que claramente afirma que os rebeldes contra o Filho Dele estão debaixo de Sua permanente ira. E o pecador só pode escapar se correr para abrigar-Se em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: