terça-feira, 24 de agosto de 2021

O QUE ESTÁ SOBRE VOCÊ? (12 de 13)

          

“Quem crê no Filho tem a vida eterna, mas o que se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36)

A SITUAÇÃO DO NÃO SALVO: “...a ira de Deus permanece...”

        Precisamos repetir sempre na pregação que não há outra maneira para Deus tratar com nossos pecados. É só pelo sangue vertido. Eu sei o quanto satanás ilude as almas com manipulações religiosas e também a própria natureza pecaminosa e enganosa leva os homens a viver sentindo paz na ilusão. Então, é necessário que entre a pregação, porque a mensagem que vem do céu, somente ela pode cravar-se na alma e mostrar a verdade no íntimo. Falo isso porque já lidei com muitos que estavam enganados sem saber. Devemos pelo evangelho alertar o pecador, mexer com sua consciência, a fim de revelar sua culpa que tão oculta fica, no pensamento que Deus não está vendo.

                Devo encerrar esta mensagem com a seguinte pergunta: Se a ira de Deus está sobre você, o que pode aguardar? Para isso devo tomar posse das sagradas letras e responder conforme Deus mostra. Primeiramente, vemos que o homem no pecado está debaixo da ira vingadora de Deus. Se foi assim com o Israel rebelde no Velho Testamento, quanto mais homens e mulheres ímpios que se mantêm em seus caminhos rebeldes. Em Deuteronômio 32:35 o Senhor afirma que que a Ele pertence a vingança e a retribuição. Impressionante! Os homens mundanos pensam que o Deus da bíblia                                                                    é uma divindade que age apenas num amor sentimental, conforme os homens também sentem. Mas você pode dizer que esse verso de Deuteronômio trata do Deus do Velho Testamento, da época da lei. Mas, quero lembrar que Paulo mencionou isso em Romanos 12, tomando o mesmo verso citado. Estamos lidando com a imutabilidade de Deus em todos os Seus atributos. Ore, se temos um Deus santo, puro e Justo é óbvio que se espera um Deus que age em vingança. Foi essa verdade que Ele transmitiu a Israel.

        Acrescento o fato que nosso viver no pecado, desafiando e afrontando a Deus requer sua vingança. Não tem um mínimo ato de injustiça ou perversidade neste mundo que escape do justo juízo de Deus: “...eu o recompensarei”. Até os crentes sabem disso, porque doe em seu íntimo o fato que tantas e tantas vezes ofendeu o Deus santo e que agora ainda sofre as consequências, mesmo sendo em Cristo perdoado. Também, é bom que os homens no pecado saibam que a vingança pode chegar a qualquer momento. Foi isso o que Deus falou para os perversos moabitas em Jeremias 48:16: “A derrota de Moabe está próxima; a sua desgraça vem rapidamente”. Será que dá para entender esses fatos? Ora, Deus ordenou que os anjos tirassem Ló e sua família de Sodoma, porque Ele iria descarregar sua fúria ali. Deus ordena a todos os crentes que se apartem do meio dos ímpios, da comunhão com eles. A razão é que a qualquer momento Deus mesmo despenca sua ira sobre eles.

        Nem sempre Deus dá um aviso prévio do que irá acontecer com os ímpios e muitas vezes Ele demora anos para executar sua vingança, mas o fato é que, a não ser por uma conversão genuína a Cristo, nenhum rebelde contra o Filho vai escapar. Pode demorar anos, pode ter saúde, prosperidade, alegria mundana e carregar consigo uma impressão de paz ao derredor. Mas é bom saber que chegará o momento da vingança do Senhor contra Seus inimigos. Inimigos? Sim! Se for rebelde contra o Filho é inimigo. Se não se submeteu a Cristo, é inimigo. Se não se humilhou perante o Salvador, Senhor e Rei da glória é inimigo. Sua vida prova isso, seus pensamentos e emoções estão envolvidos nessa inimizade; todo seu ser e bens estão submissos a seu ego e não a Cristo; toda sua disposição é a de não servir a Cristo, mas tão somente ao pecado. Sendo assim está debaixo do furor da ira de Deus.

Nenhum comentário: