terça-feira, 3 de agosto de 2021

O QUE ESTÁ SOBRE VOCÊ? (6)


“Quem crê no Filho tem a vida eterna, mas o que se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36)

O FRUTO DO SALVO (Fruto é derivado de vida).

        É óbvio que a presença de vida é certificada e autenticada por sinais vitais. Basta perceber que o pulso está batendo para saber que há esperança de que uma pessoa aparentemente morta, realmente está viva. Não é assim também com os que possuem a vida que há em Cristo. Muitos dão sinais claros de que foram achados pela graça e chamados à salvação. Muitos parecem tão fracos diante das aflições e perturbações da carne e do mundo que não dão impressão que estão realmente vivos para Deus. Não é verdade que devemos examinar nossos pulsos espirituais? Não é verdade que devemos sondar nossa fé, para saber se realmente estamos em Cristo? Tomemos a bíblia e vejamos a nós mesmos, a fim de que possamos em amor ajudar outros.

        Não há dúvida de que o sinal mais claro de que há vida em Cristo é o amor pela palavra de Deus. Tomemos 1 Pedro 2:2, porque ali o apóstolo, em linguagem ilustrativa mostra o que realmente significa isso? “Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas o genuíno leite racional...”. Notáveis palavras, porque entendemos bem isso. Quando estou pregando na igreja vejo meu netinho de apenas 2 meses importunando sua mamãe querendo mamar. Isso é natural numa criança e todos nós passamos por isso. Deus está tomando algo conhecido por todos, não importa se é rico ou pobre, a fim de mostrar o quanto os crentes em Cristo amam de fato a palavra. Tenho visto em meu ministério que os verdadeiros crentes querem, amam e têm prazer pela palavra. Com esses podemos contar na causa santa.

        Os que não têm vida gostam da bíblia apenas como um lugar de apoio, meio de sorte ou lugar para espantar o medo. Normalmente vemos como aquele que não tem vida despreza a palavra em sua vida e em seu lar. Normalmente o mundo e seus interesses leva o falso crente a negar a palavra e a ter profunda rejeição à prática de uma vida piedosa. Muitas vezes a ausência de vida manifesta num apego ao livro apenas e não à verdade. Muitos gostam de versos que eles mesmos selecionam, ou de assuntos que lhes interessam, como os judeus nos dias de Cristo. Nossos dias atuais têm revelado o quanto a bíblia é buscada apenas naquilo que as pessoas gostam de ouvir. Democratizaram a bíblia, pegaram na garganta dela, por assim dizer e querem que ela fale o que eles gostam de ouvir. Como diz Paulo, eles sentem comichões nos ouvidos e determinadas pregações ajudam a fazer cócegas. Quanto perigo!

        Outra manifestação clara acerca desse real desprezo à verdade está no fato que não há mais ortodoxia. Tudo hoje é um crer que posso chamar aqui de “colcha de retalho”. Cada tipo de crença serve e ajuda a traçar a vida como quer. Há hoje um ajuntamento de tudo o pregam e os ouvidos estão apurados para ouvir as recentes novidades no âmbito religioso, porque isso faz bem. Eles dizem amém para tudo e aceitam tudo como se viesse de Deus. Eles ligaram suas músicas evangélicas em alto e bom som e querem curtir suas danças religiosas prediletas, sem, contudo discernir as coisas. Tem uma condição pior do que esta que ocorre com esta geração?

        Mas voltemos ao texto, porque a carta que Paulo enviou para pastor Timóteo mostra como ele está ocupado com a igreja, para que ela preserve a pureza da mensagem do céu. A igreja é responsável pela mensagem. Os pastores devem ser zelosos nisso, porque se a igreja falhar no tocante a mensagem, fatalmente ela falhará internamente. A igreja moderna alargar suas portas para o acesso de tudo o que o mundo traz de “boas ideias” para o crescimento da igreja. Mas a verdade é que a igreja deve se fechar para o acesso do mundo e manter-se leal à voz do céu através da palavra. Foi essa a advertência de Paulo a Timóteo. Há sinais de vida ou de morte em você, caro leitor?


Nenhum comentário: