segunda-feira, 9 de agosto de 2021

O QUE ESTÁ SOBRE VOCÊ? (8)

        


“Quem crê no Filho tem a vida eterna, mas o que se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36)

A SITUAÇÃO DO NÃO SALVO: “...a ira de Deus permanece...”

        Voltemos ao texto tão esclarecedor de João 3:36. Precisamos atacar a fúria ecumênica que se ergueu em força ultimamente, trazendo a mais terrível paz aos corações daqueles que vivem no pecado e que estão condenados. O momento agora é para atacar o inimigo que avança com suas mentiras e tenta prevalecer derrotando a verdade. O evangelho é a única arma que é triunfante contra essa insolência inimiga, querendo desafiar a mensagem santa. Os homens se sentem incrivelmente bem, parece que tomam calmante quando ouvem que estão em paz com Deus enquanto vivem no pecado. Não há esperança a não ser que tenham a vida que há no Filho.

        Então é o momento agora, para que chequemos a frase: “...a ira de Deus permanece...”. Veja o tempo presente no verbo “permanecer”. Saibamos dessa história que vem desde a queda, pois somos provenientes de um Adão caído e somos participantes de uma família que é denominada de “filhos da desobediência” (Efésios 2:2). A ira de Deus não mudou nem muda com o tempo; não como apaziguar a ira de Deus com meios humanos ou religiosos, pois estamos lidando com Deus e não com os homens. Os homens são mutáveis, Deus, entretanto não muda. Sua ira só pode ser apaziguada com sangue inocente derramado. Deus não muda porque os homens se tornaram mais religiosos. Saulo de Tarso foi um dos homens mais religiosos daquele tempo e tinha boas intenções em relação a lei de Moisés e confiança no Deus dos judeus, mas era um homem condenado. Sua salvação foi um ato de misericórdia da parte do Senhor. Os homens não mudam perante Deus, eles são os mesmos, da mesma descendência Adâmica, caída e odiada por Deus.

        Sendo que “a ira de Deus permanece...” o fato é que Deus não ama o homem caído em Adão. Os crentes salvos e remidos pelo sangue sabem que estão debaixo do amor de Deus porque foram postos em Cristo e identificados com Ele. O amor de Deus está intimamente ligado ao Seu Filho e para ser amado por Deus precisa estar unido ao Filho: “...se alguém está em Cristo é nova criação”. Não estando debaixo do amor de Deus em Cristo, obviamente está debaixo da ira de Deus. Deus não possui amigos, nem família desligando dos Seus planos e decretos eternos. Só existem duas famílias para Ele: os salvos, os quais estão ligados a Cristo e os não salvos, os quais estão ligados em Adão na queda. Ou pertenço a uma família ou pertenço a outra, não há meio termo. Ora, nós sabemos bem que a ira é o contrário do amor. Deus vê o homem no pecado; a história da queda não é uma história que ficou no passado para Deus, pois tudo está perante os olhos santos do Senhor, tanto no presente quanto no passado ou futuro.

        Sob a ira de Deus, os pecadores estão numa condição de extremo perigo, porque na Sua ira Deus não liga com os ímpios assim como trata com Seus filhos. Os que estão debaixo da ira estão sob o ardente ódio de Deus, mas nessa condição são postos, muitas vezes em condição que parece ser de bênção. Na ira não significa que Deus a todo momento está fuzilando os ímpios. Ele ordena que muitas vezes os ímpios subam às alturas do sucesso e felicidade terrena. Deus suporta as atividades perversas dos que estão debaixo da Sua ira; Deus permite que eles avancem e multipliquem seus atos pecaminosos, até que chegue o momento certo quanto Ele age em Sua cólera. O sol que brilha pode ser sinal claro de juízo que virá. Para os ímpios, quando o mar parece calmo e o barco deles navega em  tranquilidade, pode esperar que de repente a agitação chega e a fúria do mar vem estremecer suas almas.

        Debaixo da ira não há como dar amparo aos homens no pecado. Eles vivem do momento e nesses momentos eles acham que podem empreender avanço neste mundo mergulhado em terrores e guerra de Deus contra Seus inimigos.

Nenhum comentário: