quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SÊ, POIS, ZELOSO E ARREPENDE-TE (8)




Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”Apocalipse 3:19)   
         Caro leitor, nosso Senhor dirige-se à igreja de Laodicéia, exortando os falsos crentes, a fim de que eles deixem a apatia, a falsa paz, a impressão de bem-estar e corram zelosamente em busca do arrependimento. Tenho mostrado o quanto essa mensagem é urgente, precisa ser pregada nos púlpitos em nossos dias, a fim de que o Senhor venha visitar Sua igreja e ocasionar um grande despertamento, como resultado de Sua compaixão, antes que o juízo chegue.
         Hoje quero averiguar melhor o assunto, a fim de que vejamos o que acontece quando fica bem clara a ausência de zelo. Precisamos saber que a salvação do perdido é uma obra vivificadora e algo maravilhoso acontece quando há vida, mui especialmente a vida que há no Filho de Deus. Quando nosso Senhor ressuscitou Lázaro, não retirou um defunto, a fim de devolvê-lo às suas irmãs Marta e Maria. Houve espanto sim, mas a alegria pode ser estampada da face das duas irmãs quando puderam ter seu irmão de volta.
         Caro leitor, o que acontece é que a igreja de Laodicéia é constituída de mortos; um povo sem a vida celestial jaz morto no meio dos vivos. Funcionam como bonecos que são ativados por controle externo. Meus filhos quando eram pequenos tinham dois bonecos que lutavam um contra o outro, como pugilistas. Funcionavam quando girava um botão nas costas deles, então a briga funcionava enquanto eram mobilizados pelos botões, mas depois paravam.
         Falsos crentes são mobilizados externamente pelos seus pastores; eles funcionam enquanto são levados às atividades; precisam constantemente estar em atividade com músicas, shows e outros entretenimentos; são ativados a orar e a cantar. Mas, assim que as atividades cessam, seus corações se mostram frios e inertes quanto às coisas de Deus. A apatia, o sono espiritual e indiferença quanto às exortações da Palavra, são atitudes normais naqueles que jamais foram salvos, nascidos de novo. Os verdadeiros crentes muitas vezes caem em profundo sono espiritual, mas são despertados pela Palavra e pela visitação disciplinadora de Deus. Paulo em 1 Tessalonicenses exorta os crentes: “Não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios”. Mas os falsos crentes dormem com o mundo e nada há que possa retirá-los dessa condição. Às vezes dão impressão que estão acordados, mas não demora, para que sejam arrastados pelo amor ao mundo e às suas paixões.
         Também a ausência de zelo é mostrada quando estão sentindo bem, mesmo tendo na mente uma teologia errada acerca de Deus. Mas, a função da mentira, da heresia religiosa é fornecer essa tranquilidade tão perigosa às almas. Satanás sempre usa seus elementos “químicos” para injetar nos homens, antes que eles venham a sentir as fortes dores do pecado. Satanás é fabuloso em distribuir seus calmantes para as almas, e o faz especialmente nas igrejas por meio das heresias modernas. Muitos desses “calmantes” da alma são mentiras antigas que foram erguidas de seus túmulos e que agora são bem-vindas aos corações incautos.
         Quando o conhecimento de Deus vem de uma forma errada, então satanás entra e imediatamente fica disfarçado. O caminho das heresias é cheio de prosperidades mundanas; cheios da paz com a iniquidade e com a fraternidade mundial. A falta de zelo pelo arrependimento faz com que as maldades penetrem dentro do ambiente espiritual. Foi assim na igreja de Corinto, porque quando passaram a contemplar a sabedoria humana em lugar da simplicidade da cruz, então a facção, a imoralidade, a confusão e outros elementos nocivos adentraram ao seio da igreja de Deus.
         Caro leitor, ó quanto a Palavra de Deus exorta os homens ao arrependimento! Ó quanto as almas são convocados à contrição, quebrantamento e à busca dessa tremenda e grandiosa salvação!
        
                  


Nenhum comentário: