quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

“A MAIS LETAL IGNORÂNCIA” (1)




 Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24)
         Caro leitor, iniciarei nesse verso mais uma jornada na tentativa de expor o evangelho da glória de Cristo. O evangelho de João proclama essa verdade maravilhosa de uma tão grande salvação e que essa salvação é soberana. Precisamos saber que quando pecadores desconhecem a verdade do grande Salvador, desse Senhor da glória, eles estão sob a escuridão, sendo levados ao abismo. Ora, vemos que em nossos dias a situação se agrava mais nessa letal ignorância. A divulgação do nome de Jesus; o barulho de louvores; grande número de igrejas; a grande procura por prosperidade, etc. tudo isso pode provar que a mais letal ignorância toma conta dos corações em nossos dias; que vivemos a era das trevas e não da verdadeira luz. Estão bebendo veneno, pensando que é leite. A prova está no orgulho que inflama os corações em nossos dias, assim como o orgulho prevaleceu nas atitudes daquele povo. O que nosso Senhor estava mostrando para aqueles judeus?
         Vamos investigar o cap. 8 de João, antes de entrar nos pormenores do texto em pauta. Nosso Senhor não está falando com uma multidão de pessoas pagãs, mas sim com um povo religioso e fanático na tradição judaica. Mas, mesmo com toda pompa religiosa aquela multidão carregava consigo a mais letal ignorância, que era não conhecer o verdadeiro Deus. Eles eram superficialmente religiosos; conheciam Jesus, mas não o aceitavam como o Messias; gostavam das obras do Senhor, mas daqueles milagres que sustentavam seus intentos vaidosos e carnais. Eles eram conhecedores do Antigo Testamento; examinavam e estudavam as Escrituras, eram verdadeiros teólogos na mente, mas no coração eram cegos e ignorantes quanto a verdade.
         Continuamente eles estavam perante aquele diante de quem Moisés compareceu e se escondeu aterrorizado; eles estavam perante aquele que deixou Isaías tremendo; eles estavam perante aquele que fez Daniel cair fraco, sem poder levantar-se. Ora, todo conhecimento que eles tinham do Velho Testamento com suas histórias, leis e profecias não passava de ser apenas palha, conhecimento tosco, sem qualquer proveito, porque desconheciam o Deus encarnado que estava perante eles. Em seus corações arrogantes e perversos nutriam o ódio contra o Senhor, odiavam-no e não queriam tê-Lo como Rei em seus corações; estavam sempre aptos para pegar pedras e mata-Lo quando o Senhor apresentava a verdade de que Ele era o próprio Jeová encarnado e que eles eram pecadores culpados, à semelhança de qualquer pagão deste mundo.
         Caro leitor, venho lhe convidar para participar das maravilhas destas palavras ditas pelo Senhor aos judeus: “...se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados”. Precisamos ser acordados por essas palavras inspiradas; precisamos saber que não somos diferentes daqueles judeus incrédulos e ignorantes; precisamos saber que quanto mais conhecimento da Palavra de Deus eu tiver, mas mesmo assim continuo duro e impenitente, terei a mesma atitude de abaixar e pegar pedras, a fim de apedrejar a verdade. Precisamos conhecer nossos corações, a fim de saber que se a verdade não nos libertou, então ainda somos escravos do pecado, como aqueles judeus (João 8:34). Precisamos saber que se ainda na prática somos amantes da mentira e tapamos nossos ouvidos a fim de não escutar a verdade a nosso respeito, de fato não somos filhos de Deus, mas sim do diabo (João 8:44).
         Caro leitor, trago essas mensagens, porque o Senhor me entregou esse evangelho da glória; devo aproveitar cada oportunidade para pregá-lo; desejo que meus leitores conheçam a verdade, mesmo que seja cortante em seus corações. Em nada sou diferente de vocês; a verdade foi e sempre será penetrante em meu coração. Um dia caí em Adão com toda raça e fui encontrado fugindo de Deus, mas o Senhor me agarrou e tomou-me para Si. Por isso quero que os pecadores saibam que Ele age com Sua compaixão e pela misericórdia vai à busca dos perdidos (Lucas 19:10).
                           

Nenhum comentário: