terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (1)




Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei; ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5-7).
INTRODUÇÃO:
         Prezado leitor, a Palavra de Deus nos convida a uma jornada maravilhosa no conhecimento dessa salvação tão grandiosa que nos colocou para sempre debaixo do amor de Deus. Que povo abençoado é o povo salvo! Nesse impressionante livro de Cantares vamos conhecer o que realmente significa o amor de Cristo pela Sua noiva. Certamente precisamos conhecer esse amor, porque o conceito mundano de amor é completamente oposto aos pensamentos santos da Palavra de Deus. Nossa natureza carnal é propensa a buscar um amor meramente sentimental, sensual e passageiro. O mundo atual tem elevado esse conceito perigoso de amor até mesmo dentro das igrejas.
         Se quisermos conhecer o significado eterno, precioso, disciplinador e santificador do amor verdadeiro, certamente o conheceremos na Palavra de Deus, avaliando o amor de Cristo pela Sua igreja. A linguagem de Cantares é algo impressionante e mostra a beleza e simetria da Palavra de Deus na forma como Ele comunica-se com os crentes. No amor do esposo pela sua esposa entenderemos o que Cristo faz conosco; quanto interesse Ele tem por nós; quanto somos devedores a Ele, justamente porque a iniciativa partiu Dele em nos amar e não de nós; e porque somos Dele, comprados por Ele e para Ele, somos cercados, protegidos e disciplinados por esse amor.  
         Amigo leitor devemos saber que o amor de Cristo não mudou e jamais há de mudar. O cristianismo moderno é uma caricatura do verdadeiro cristianismo, conforme é apresentado na Palavra inspirada. O povo de Deus aparece nas Escrituras como um povo submisso, santo, cheio de temor ao Senhor e disciplinado pelo amor de Deus (Hebreus 12), mas quando no meio do povo de Deus a influência mundana começa entrar e ímpios passam a fazer parte da igreja, certamente os verdadeiros crentes ficam isolados, parados e desorientados. Hoje o povo chamado evangélico está na sua maior parte afastado da verdade revelada; estão buscando entretenimentos nos cultos ao invés de santidade no viver. Como Israel nos dias de Jeremias, hoje também estão envergonhados da Palavra de Deus: “...eis que a palavra do Senhor se lhes tornou em opróbrio; nela não têm prazer” (Jeremias 6:10).
         É meu dever trazer a Palavra de Deus aos corações que verdadeiramente amam a verdade. Conheçamos juntos o verdadeiro amor! Conheçamos o amor que nos achou jogados no pecado e que nos tomou em nossa sujeira e que pela misericórdia nos abraçou a fim de que fôssemos lavados e purificados! A natureza carnal quer ficar do lado de fora, porque odeia a Palavra revelada, mas os verdadeiros crentes querem agradar seu Senhor, por isso são chamados para conhecer aquilo que é verdadeiro; aquilo que significa felicidade permanente. Os verdadeiros crentes não estão cegos, por isso não querem palha, mas sim o trigo; não toleram escuridão, porque são filhos da luz.
         Nessas simples meditações em Cantares falo com os que são participantes da noiva; aqueles que foram comprados com sangue, o altíssimo preço pago pelo Cordeiro. Falo com os humildes de coração, com os herdeiros do reino de Deus. Falo com aqueles que não toleram mais este mundo, que não têm interesse nos bens transitórios deste mundo, porque sabem que são herdeiros da glória eterna.
         Mas o livro de Cantares também é para aqueles que estão à procura da verdade salvadora. Estas pessoas vão ter a alegria de encontrar no amor de Cristo aquilo que tanto buscam.

Nenhum comentário: