quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (3)




Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei; ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5-7).
DESCOBERTA PELO AMADO (continuação)
         Prezado leitor, certamente a teologia moderna desconhece a doutrina da depravação total. Não podemos ignorar aquilo que tanto a Palavra de Deus ensina abundantemente. Em cantares vemos como nosso orgulho é colocado no pó; nossa soberba revela ser nossa ruína e nossa miséria apresentada em palavras destaca nossa ingratidão e ausência de um viver piedoso na prática. Quando desconhecemos quem éramos em Adão, a tendência é fabricar no íntimo um deus adaptado aos nossos costumes religiosos para nosso prejuízo espiritual.
         Mas somos convocados para ouvir a verdade e o povo da verdade ama a verdade e almeja conhecer o brilho do amor de Cristo. É a partir de nossa humilhação que o verdadeiro viver cristão tem início em santidade, vigor, coragem e triunfo num mundo mergulhado no pecado. Como havia dito na meditação anterior, a noiva de Cristo é um mistério para a mente natural, por essa razão o mundo pergunta: “Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu Amado?”. Pobre mundo, seus argumentos revelam sua profunda ignorância! Mostram que habitam na escuridão e que tem como professor alguém perverso e mentiroso! Pobre mundo que se gloria na própria infâmia; que se festeja sua própria ruína e caminha para a destruição total!
         A Palavra de Deus é a comunicação de Deus ao povo remido e comprado com o sangue do Filho. Esses tesouros eternos são desconhecidos dos olhos faiscantes das águias terrenas e desprezados pelos leões e seus filhotes – os filhos deste mundo. Onde achar a verdadeira resposta acerca da noiva de Cristo? Satanás luta com ardor levantando falsos mestres para proclamar inverdades; cresce ultimamente a igreja ecumênica, bem parecida com a verdadeira noiva, mas ela é suja, conspurcada pela impiedade no viver; seu traje difere da igreja verdadeira, justamente porque não é do linho finíssimo, representando assim os atos de justiça dos santos (Apocalipse 19:8).
         Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu Amado?”. Queremos a resposta certa? Estamos aptos para conhecer a verdadeira igreja comprada pelo Rei da Glória? Aqueles que amam a Palavra de Deus não fogem; a verdadeira fé não volta atrás confundida e envergonhada. Quem é a verdadeira igreja? De onde ela veio? O que ela faz aqui num mundo que não lhe pertence? Para onde está indo? Quem é seu Senhor, onde Ele está e como é que Ele lida com ela? Vamos à resposta no próprio texto: “Quem é esta que sobe do deserto...?” Do deserto? O que é que o Espírito de Deus está nos ensinando no texto? Veja amigo leitor a maneira maravilhosa como Deus comunica sua verdade aos nossos corações. No Velho Testamento, quando Deus fala a respeito do Seu povo, sempre traz o povo de Israel à nossa mente, porque Israel era a esposa de Jeová na história do Velho Testamento. Deus tirou aquele povo do Egito, colocou-o no deserto e durante quarenta anos guiou Israel com amor, poder, disciplina e longanimidade.
         É nessa lição que desponta a verdade para toda igreja de Deus a respeito do deserto. O que aprendemos sobre o povo que sobe do deserto? Ora, o mundo é exatamente assim e a igreja foi tirada do mundo. Vamos meditar profundamente em nossa gravíssima situação. Veja amigo, como o deserto é a figura clara do mundo! No Salmo 107:4,5 mostra como era a condição dos remidos do Senhor: “Andaram desgarrados pelo deserto, por caminho ermo; não acharam cidade em que habitassem. Andavam famintos e sedentos; desfalecia-lhes a alma”. Não essa a situação daquele que está perdido no pecado, perambulando aqui e ali à procura de descanso?

Nenhum comentário: