quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (8)


“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
                   AS REPREENSÕES: “As tuas apostasias te repreenderão...”
         Caro leitor estamos presenciando no texto como a verdade chega de forma profunda, a fim de mostrar que não há escape para aquele que se desvia do Senhor; que não há para onde fugir sem que seja repreendido e essas repreensões chegam como evidências da misericórdia do Senhor, mostrando ao homem sua insensatez e loucura em buscar um caminho melhor, fora do único caminho carregado de luz e do amor desse maravilhoso Deus. Foi essa a atitude de Israel nos dias do profeta Jeremias. No engano do pecado o povo foi cavar cisternas rotas, abandonando a fonte de água viva (Jeremias 2:13).
         Estamos vivenciando dias semelhantes, quando o espírito ecumênico tem batido nas portas de todos os corações, especialmente dos movimentos evangélicos. Aqueles que com suas bocas professam o Nome do Senhor, realmente correm céleres em busca de suas paixões e prazeres. A mensagem de advertência deve voltar; não podemos fechar nossas bocas diante de tantas perversidades encobertas. A Palavra de Deus chega como espada de dois gumes para penetrar no coração e descobrir a causa dessa migração para o desespero eterno que fatalmente virá, caso não aja arrependimento e conversão.
         Avanço um pouco mais mostrando as repreensões que acontecerão no viver do apóstata. Acrescento que seu modo de vida como um tropeço para os homens o repreenderá. Que fato tão triste! Neste mundo estamos edificando ou destruindo; levamos luzes ou somos trevas; somos instrumentos da verdade ou da mentira; mostramos aos homens o caminho para o céu ou empurramos os homens para o abismo. Não há meio termo. Quando abrimos nossas bocas e confessamos nossa fé cristã, certamente milhares de olhos faiscantes pousarão sobre nossa maneira de viver. Aquele que se afasta da verdade bíblica é o pior tropeço para milhares que vagueiam nas trevas. Aliás, serve de escândalo para muitos que querem conhecer a verdade revelada.
         Digo mais que seu próprio caminho errado o repreenderá. As suas mentiras testificarão contra aquele que se desvia do Senhor. Sua consciência lhe atormentará e será atirado de um lado para outro na busca de companhias que lhe aprovarão. Suas atitudes tornarão ainda mais perversas em relação às coisas de Deus e ao povo de Deus. Fugirá continuamente daqueles que realmente lhe amam e obstinadamente declarará seu amor ao mundo e a carne.
         Caro leitor, o que mais posso dizer? Quais são as palavras mais sábias que posso usar a fim de mostrar o quão tenebroso é o caminho do apóstata? Por acaso, será que o amor ao dinheiro tem orquestrado seu viver? Será que o caminho seguido por Balaão é o mesmo caminho que você tem tomado? Nos dias de Paulo Demas abandonou o Senhor por causa do amor ao mundo. Certamente o atual século brilha muito mais perante os olhos da carne, com sua enxurrada de prazeres e entretenimentos!
         Caro leitor será que a paixão pela impureza sexual tem lhe atraído? Será que as filhas deste mundo têm lhe arrastado para longe do Senhor? Por que correr em busca daquilo que não passa de vaidade? Por que abandonar o amor eterno? Por que recusar o caminho da santidade e da pureza? Por que misturar com aqueles que estão debaixo da Ira? Se você é um verdadeiro crente, a vara da correção lhe atingirá, por causa do amor que o Senhor tem pelos Seus santos (Hebreus 12). Mas, para aquele que voluntariamente tem abandonado os retos caminhos, meus apelos permanecem para que humildemente volte para os caminhos santos. Há lugar para homens e mulheres arrependidos!

Nenhum comentário: