terça-feira, 20 de dezembro de 2011

AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (12)



“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
                            AMARGAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS: “...sabe, pois, e vê...”
           Caro leitor estamos considerando as compassivas palavras, mas cheias de sérias advertências do Senhor contra Seu povo: “...sabe, pois, e vê...”. Tenho tomado esse impressionante verso para mostrar que toda e qualquer apostasia resultará nesses tormentos, inquietação e angústia. As experiências não são boas, porquanto ao afastar-se do Senhor é uma decisão de um coração arrogante, e o orgulhoso em nada irá prevalecer-se em suas intenções. Ninguém pode estabelecer sua vida tendo a iniquidade como fundamento (Ezequiel 10:13).
           Devo acrescentar alguns argumentos a mais, na grande expectativa de poder ajudar meus leitores no pleno conhecimento da verdade, porquanto os verdadeiros crentes foram santificados na palavra da verdade (João 17:17). Digo e afirmo que em nada há de melhorar o caminho daquele que se desvia da verdade. As paixões da carne e o gozo passageiro do pecado pintam de engano o viver; abastecem os dias de ilusões e fortalecem os corações no embrutecimento contra Deus. Mais do que isso, a descida distanciará ainda mais da misericórdia, da graça, da glória e da santidade. Mais distante dos retos e santos caminhos, mais fortalecido será o coração contra os santos conselhos, contra a pregação autêntica e sincera. A maldade ampliará e a perversidade erguerá seus queixais contra os verdadeiros e leais servos de Deus. Ó quantas armas perversas são apontadas contra Deus! Quantas manifestações de fúria e raiva contra a luz celestial!
           Creio que posso ampliar ainda mais meus argumentos. Digo e afirmo que a experiência em abandonar os retos e santos caminhos de santidade, pureza e justiça, a experiência será realmente amarga. Para a carne será como mel, mas para a alma será como fel. Como é triste engordar, satisfazer e agradar a carne! A experiência será amarga no íntimo por perceber que está iludido e enlaçado. A benção do Senhor jamais estará sobre a cabeça de alguém que tem tomado o caminho da desobediência. Elementos sórdidos e gananciosos virão para declarar e imprecar suas amaldiçoantes bênçãos, assim como os profetas de Baal estendiam suas palavras lisonjeadoras para abençoar as perversidades de Acabe e Jesabel (1 Reis 22).
         Ainda afirmo que a experiência será amarga, porque é profundo o poço do orgulho. Não há quem possa voltar-se para Deus sem sincero arrependimento. A alma convertida não se justifica, nem busca atalhos. Não há caminho mais curto para Deus; não há possibilidade de voltar para Deus e ainda trazer consigo os tesouros da maldade. Não há como andar com Deus e ter na mão o comprometimento com a carne e com o mundo. Para subir de volta precisará lançar fora todo peso e estar disposto a sofrer as conseqüências da desobediência. Foi essa a atitude de Davi quando perseguido pelo seu filho Absalão. O rei sabia que toda a amargura pela qual estava passando era resultado da sua prática abominável, por isso ele pode dizer a respeito de Deus:  se Ele, porém, disser: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça a mim o que bem lhe parecer” (2 Samuel 15:26).
         Caro leitor, ó quanto espero poder ajudar-lhe! O espírito da apostasia invadiu a sociedade e até mesmo movimentos evangélicos têm sido contaminados. Quando satanás espalha suas ondas de orgulho, certamente prevalecerá a vaidade religiosa. Pode bem ser que algum leitor esteja descendo para a perdição, cercado por uma satisfação e bem-estar. Caro leitor, chegou o momento para um retorno à verdade revelada! Chegou o momento para rejeitar todo disfarce, toda esperteza da carne e realmente voltar pela fé para o Senhor! Se não houve conversão genuína, o momento agora é de contrição e de entrega ao Senhor e Salvador!

Nenhum comentário: