segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (11)



“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
                            AMARGAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS: “...sabe, pois, e vê...”
         Caro leitor estamos perante um texto profundamente revelador. Por meio de Jeremias Deus adverte a nação de Judá dos perigos terríveis que certamente chegariam para a destruição e exílio do povo. O grande Juiz iria enviar Nabucodonosor e seu exército cruel contra todo aquele povo que não queria ouvir as palavras pregadas pelos servos do grande Jeová. As palavras cheias de advertências do profeta são importantíssimas para nossos dias, justamente porque estamos cercados pelo espírito ecumênico. Multidões professam ser evangélicas, mas estão vivendo no pecado. Milhares usam princípios bíblicos como instrumentos abençoadores de seus caminhos pervertidos.
         Estamos vendo como Deus anuncia as amargas experiências que homens e mulheres experimentam quando decidida e dolosamente afastam do Senhor. Continuemos investigando as palavras desse verso: “...sabe, pois e vê...”, porquanto elas exprimem exatamente aquilo que inevitavelmente ocorrerá no viver do apóstata, porquanto não vai tardar para que ele experimente o sabor amargo de sua apostasia. Por isso avanço um pouco mais ao afirmar que a decisão de abandonar o Senhor e Sua verdade não foi boa decisão. Seguir a Cristo é viver no temor do Senhor. Fora desse elemento vital e enobrecedor da alma, certamente o viver será curtido pela insensatez e desespero. Quando o homem abandona Aquele que é misericordioso é certo que está escorregando em direção aos seus ídolos (Jonas 2:8).
         Caro leitor, o caminho da sabedoria e da verdadeira humildade consiste em andar no temor ao Senhor (Jó 28:28). O caminho do Senhor é de santidade (Salmo 77:13). A busca pelas paixões carnais e mundanas pode lançar sobre as costas o peso de prosperidade. Aquilo que a carne tanto almeja ter pode chegar às mãos em forma de bênção, mas elas logo serão transformadas num gosto amargo. Muitos pensam que desviar do Senhor significa ser mobilizado por pecados feios e grosseiros, mas não é verdade. O caminho para baixo é revestido de orgulho. Foi esse o caminho de Lúcifer (Ezequiel 28:15). Ah! Quão belo e adornado de enfeites religiosos e de “bênçãos” é o caminho que satanás prepara para homens e mulheres que se afastam da verdade bíblica! Não tem paixão maior, não há sentimento tão gostoso quanto àquilo que satanás despeja num coração soberbo!
         Mais do que isso, as veredas abertas pelo pai da mentira (João 8:44) são extremamente belas; horizontes de sucesso despontam adiante. Olhos cativados pela serpente não percebem os perigos, laços e armadilhas preparadas ao longo do caminho. O mesmo satanás que chega como um anjo de luz se projeta lá adiante belo e encantador, afirmando ser ele deus (2 Coríntios 4:4), declarando que bênçãos e bênçãos tem para os incautos e arrogantes.
         Caro leitor pode bem ser que o fascinante espírito da soberba tem alojado em seu coração. Pode bem ser que a descida já começou em busca daquilo que tanto um coração seduzido pelo mundo sempre quis. Pode bem ser que algum leitor já virou as costas para a mensagem da cruz, porque está ouvindo uma mensagem melhor, mais humana, mais gentil, mais adaptada ao seu gosto. Não foi assim com Caim? Ao recusar o verdadeiro caminho do paraíso celestial, eis que seus ouvidos puderam discernir a voz sibilante da serpente (Gênesis 4).
         Mas, todo meu esforço concentra-se naqueles que anelam pela verdade; que não fogem diante da luz do evangelho da glória de Cristo; que humildemente caem perante a verdade desse Salvador bendito que veio ao mundo em busca dos perdidos (Lucas 19:10)!  

Nenhum comentário: