quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (9)



“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
                   AMARGAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS: “...sabe, pois, e vê...”
         Caro leitor, pudemos examinar as tremendas conseqüências achadas por aqueles que abandonam o Senhor. Vimos que não há desculpas; que a palavra de Deus descobre as manipulações forjadas no íntimo e que é o orgulho que mantém o homem ocupado em buscar seus interesses em agradar as paixões da carne. Completo os argumentos em torno desse assunto dizendo que, mesmo que todas as verdades sejam mostradas; mesmo que a revelação bíblica chegue e mostre todas as maldades escondidas, nada disso faz com que o apóstata volte para Deus. “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto...” (Jeremias 17:9).
         Às vezes uma severa advertência chega para despertar e causar medo, mas aquele que caminha para a perdição age igual mosca. Podemos espantar uma mosca, mas ela logo retornará. Quando amainam os ventos procelosos do inferno, o medo se afasta e o apóstata retorna ao seu caminho sujo. Ah, como a natureza pecaminosa ama a iniquidade! Ah, como a corrupção do pecado deleita-se em beber das impurezas! Como as aves de rapina sentem de longe o faro das imundícies, assim a corrupção do coração conhece o ambiente iníquo onde o velho homem gosta de estar. O ambiente puro e santo não serve para o coração desviado; a presença de Abraão e Sara em nada era agradável para a mulher de Ló, por isso tanto almejava descer na direção das lindas campinas de Sodoma e Gomorra (Gênesis 13:10). Bastou que Moisés subisse ao Monte Horebe e distanciasse do povo, para que a bela oportunidade fosse aproveitada, e eles dispusessem para fabricar o bezerro de ouro e realizassem a festa pagã (Êxodo 32).
         Caro leitor, nada há neste mundo que consiga segurar um coração desviado da verdade. Organizações religiosas são usadas para aprisionar pessoas com regras aqui e regras ali (Isaías 28:10), porque se forem soltos correrão abruptamente para a lama. Se o coração não foi santificado pela graça; se não foi morto o velho homem e se Cristo não entrou como Salvador e Senhor, nada, absolutamente há de segurar um coração desviado da verdade, a não ser as misericórdias de Deus. Como uma bola de chumbo numa descida, ele há de escorregar para o mal. A natureza pecaminosa é fascinada pelo mundo! A corrupção do coração faz canções para o belo império de mentiras! O príncipe deste mundo é seu ídolo e galanteia seu ser! Sua herança está aqui porque nada tem no céu! Sua confissão é vista em seus prazeres, como gosta, ama e trabalha em prol deste mundo maligno. O povo mundano é seu povo; o deus deste mundo é seu deus; as glórias passageiras brilham em seus olhos.
         Ah, o que mais posso dizer diante dessas verdades? Onde está o tesouro de uma alma desviada da verdade? Seu tesouro está no mundo. Ali está seu povo, sua riqueza, seu prazer, sua religião, sua felicidade, seu amor, seu deus e todas as suas maiores ambições e sonhos. Portanto, onde está o seu tesouro, aí estará o seu coração. Aquele que se desvia da verdade zombará dos profetas do Senhor e desprezará a Palavra. A Palavra de Deus é motivo de vergonha para aquele que se desvia do Senhor (Jeremias 6:10). Mesmo que os mensageiros apresentem o verdadeiro caminho para o céu e os convidem a andar pelo caminho certo, almas desviadas vão dizer: “...não andaremos nele” (Jeremias 6:16).
         Mas a pregação da verdade não busca as decisões dos homens, mas sim de Deus que é riquíssimo em misericórdias (Efésios 1:4)! Através dessas meditações posso dirigir às almas oprimidas, cansadas, arrependidas, perdidas, porque essas almas ouvem o chamado do bom Pastor das ovelhas: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz...” (João 10:28).

Nenhum comentário: