quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (13)



“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
                            AMARGAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS: “...sabe, pois, e vê...”
           Prezado leitor, quão amargos são os caminhos trilhados pelos que se desviam da verdade! A principio tudo é belo ao derredor, mas aos poucos a alma começa a sentir de perto o peso e os terrores por estar distanciada daquele que é misericordioso. Como podemos olvidar essas coisas? Os que se desviam do Senhor estão cegos e não vêem que o barco de suas vidas está furado; que aquilo que acalentam em seus braços não é um bichinho de estimação, mas sim cobra venenosa que logo lhe enroscará e lhe picará. A voz tão suave e perceptível que o apóstata ouve, não é a voz do Filho de Deus, mas sim do sedutor e lisonjeador satanás.
           Tenho mais quatro argumentos e assim finalizarei este assunto. A experiência será amarga pelo fato da pessoa viver iludida e enlaçada pelo mal. Milhares acham que estão desfrutando do livre-arbítrio e que Deus respeita o poder de decisão dos homens. Quanto engano! Longe do Senhor e avançando pelo caminho da mentira, homens e mulheres não passam de escravos; estão a serviço de alguém que é mais forte e mais poderoso do que eles:  
Quanto ao ímpio, as suas próprias iniqüidades o prenderão, e pelas cordas do seu pecado será detido” (Provérbios 5:22). A liberdade deles funciona como água que só desce. Eles acham que estão livres e soltos como pássaros nessa descida frenética para o mal e assim escorregam ladeira abaixo no amor ao mundo e à carne e no ódio a Deus e à Sua justiça e santidade. Caro leitor, não pode haver meio termo, porque quem ama a iniquidade, há de odiar a justiça. Se há um deus na convivência com o mal, certamente não é o Deus santo, justo e glorioso, o Deus da revelação bíblica. Pode estar certo que o deus que lhe abraça e adocica seu ser com lisonjas e ternuras enganosas é o deus deste presente século – satanás.
         Outrossim, a experiência será amarga por afundar cada vez mais no poço do orgulho. Já pisei um pouco esse tema, mas por ser tão importante, necessita de ser repisado. Se o caminho do Senhor é trilhado por homens e mulheres humilhados, então o caminho que se distancia Dele avança-se mais no orgulho. Veja como Caim escorregou-se na direção de um coração embrutecido, arrogante e de auto-endeusamento (Gênesis 4). No fim ei-lo guiando sua descendência em produzir um sistema de vida baseado em humanismo, com leis estabelecidas pela arte de corações rebeldes (Gênesis 4:23,24). Mais longe da glória de Cristo, o coração se tornará mais atrevido e obstinado. Mais longe do amor da cruz, mais o mundo se tornará belo e os corações serão hipnotizados por sonhos de um paraíso terreno.
         Querido leitor é num coração endurecido que brota maiores sentimentos de espiritualidades. É ali que a alma é elevada às experiências que parecem ser celestiais, adornadas de vanglórias; é ali que a alma curte aquilo que imagina serem bênçãos divinas. Satanás transborda uma alma iludida de emoções e choros! (Malaquias 2:13).
         Que triste caminho segue aquele que obstinadamente deixa o Senhor e se envereda em agradar a carne! É fundo o poço da perdição e a alma cega não vê que desce para lá. Quem poderá adverti-lo e abrir seus olhos? Quem chegará para acordar o dorminhoco? Quem irá gritar e chorar para que essa alma seja despertada do perigoso sono? Tem o Deus de misericórdia, porque se não houver Sua intervenção a alma dorminhoca acordará em gritos no tormento eterno!  Mas, que impressionante graça! Forte é o braço Daquele que se inclina para a alma arrependida! Com Seus braços de amor Ele aprisiona e puxa o pecador para Si mesmo! Ainda há lugar para o contrito e quebrantado de coração! Ele está assentado no trono de misericórdia e poderoso é para salvar!

Nenhum comentário: