sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

TEMA: O GRANDE CONQUISTADOR DOS ELEITOS (12 de 12)


Sim, a verdade sumiu, e quem se desvia do mal é tratado como presa. O Senhor viu isso e desaprovou o não haver justiça. Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve. Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto. Segundo as obras deles, assim retribuirá; furor aos seus adversários e o devido aos seus inimigos; às terras do mar, dar-lhes-á a paga” (Isaías 59:15-18)

O GRANDE CONQUISTADOR TOMANDO POSIÇÃO DE ATAQUE.

O que aconteceu? Podemos nós explicar a estupenda vitória do nosso Senhor e Salvador? Assentado agora à direita do Pai Ele tem todos os inimigos debaixo dos Seus pés. Oh! Como o mundo com todos os poderes das trevas se acha em posição de aflição e desespero! Toda luta e plano do diabo, para fazer funcionar seu império no propósito de destruir o reino de Deus já foi posto como inútil. Qual é o inimigo do Senhor que está sob os pés do grande conquistador dos eleitos? Satanás, anjos, demônios, morte, inferno e homens, enfim todos que ousam desafiar o trono celestial já são considerados para sempre derrotados e vencidos. A vitória da cruz e do sepulcro já fez ouvir seu sonido. Cristo é agora o terror para todos os seus adversários. Tem alguém que ousa desafiar desafiar o grande conquistador dos eleitos?

Para finalizar, veremos agora como o texto em Isaías comprova Sua gloriosa conquista perante todos: “...e cobriu-se de zelo, como de um manto”. Que palavras impressionantes! O Senhor não desceu do céu por brincadeira; não deixou Sua glória para tentar um plano A e se não desse certo usaria um plano B. Ele veio para vencer; desceu do céu em humilhação sim, mas veio para destruir os inimigos, conquistar plena e eterna salvação para Seus escolhidos e retornar ao céu de forma triunfante. Ele entrou no mundo com esta disposição de obediência ao Pai: “O zelo da tua casa me consumirá” (João 2:17). Sua entrega foi dominada pelo amor; Sua obediência ao Pai estava infinitamente acima de qualquer interesse terreno. Ele se tornou Homem mas jamais foi vencido pelas vaidades terrenas, pois suportou tudo e diz Hebreus que aprendeu obediência pelas coisas que sofreu. Assim foi rasgando a via rumo à cruz, pondo de lado e para traz de Si toda oposição terrena e diabólica.

O que aconteceu? Todos estão sendo destruídos. “Conforme forem as obras deles, assim será a sua retribuição”. Podemos entender isso? Ele sofreu horrores, foi ultrajado com os mais infames ultrajes; sofreu as piores afrontas e maus tratos. Como um cordeiro ficou mudo perante Seus atrozes inimigos; uniram contra Ele judeus e gentios para levá-lo à morte com sofrimentos indescritíveis. Mas o que virá? “Conforme forem as obras deles, assim será a sua retribuição”. Os homens desconhecem os resultados terríveis que virão sobre eles. Judeus sofreram e ainda sofrem os resultados de terem se obstinado contra o Filho de Deus. Poderosas autoridades foram atirados no inferno e será assim com milhões que agora se obstinam contra o Rei da glória.

Finalmente o grande conquistador dos eleitos entra no território inimigo para conquistar os Seus. Sua presença amedronta as trevas e Suas conquistas são vistas no mundo inteiro com pecadores sendo atraídos pela graça salvadora e mostrando suas vidas diferenciadas pela graça santificadora. Ele voltará em breve para por ponto final no reino de satanás.  “...furor aos seus adversários, e recompensa aos seus inimigos”









Nenhum comentário: