terça-feira, 30 de janeiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (2)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal(Provérbios 16:6)

A CAUSA DA SALVAÇÃO: “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa…”

Eis aí o evangelho exposto em apenas uma frase e é exposto de forma dinâmica por obra do Espírito Santo. Quem pensa que o evangelho do Velho Testamento é diferente do evangelho do apresentado no Novo Testamento está enganado. A mensagem é a mesma. Quem faz a confusão toda é satanás, especialmente como vem fazendo em nossos dias, porque tem trazido uma graça barata, uma salvação fácil, fazendo com que a obra da cruz se tornasse banalizada, como vemos ocorrendo ultimamente.

Acontece que o termo “graça”, tão usado na bíblia é compreendido como se fosse atitude de Deus em presentear as pessoas que creem, com uma salvação. De fato, a salvação é gratuita no sentido que Cristo pagou algo que o homem no pecado jamais poderia pagar. Em Colossenses afirma que Ele rasgou o escrito de dívida que era contra os crentes, encravando-o na cruz (Colossenses 2:14).

Entendemos isso e compreendemos que a gratuidade da salvação em Cristo é fato e os salvos são gratos ao Senhor. Mas esse ensino é apenas uma parte do glorioso ensino da graça e que Deus não nos autorizou a baratear a graça, transformando a salvação num mero pacote de presente que Deus dá aos homens. Tenho visto muitos que se apoderaram dessa fácil salvação para afirmar que são salvos para sempre e que agora, aconteça o que acontecer, vivam do jeito que quiserem viver, e mesmo assim estão marcados para entrar no céu. Já lidei com pessoas perversas, abomináveis que viviam em suas práticas malignas e ainda afirmavam que eram salvas.

Sem dúvida isso é efeito de uma mensagem marcada por mentiras e que querem facilitar o acesso de mais pessoas nas igrejas. A mensagem humanista, por muitos anos tem trazido assolação às igrejas e prejudicado o testemunho cristão no mundo, acarretando em sério prejuízo à causa de Deus e ao nome de Deus. Hoje ouvimos e presenciamos casos de escândalos envolvendo o cristianismo, motivando assim o mundo a usar de escárnio contra a causa santa.

Quando não conhecemos quem é o Deus da bíblia e a história da tão grande salvação, eis que partimos para crer nos homens, na capacidade dos homens e na suposta vontade livre deles. De onde provém a salvação? De Deus! Vemos isso no texto lido de Provérbios 16:6: “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa…”. Somente essa primeira parte do verso já é suficiente para mostrar o que significa ser um crente, salvo e herdeiro de Deus. Veja bem o quanto a bíblia ressalta o termo misericórdia e quanto o evangelho moderno lança fora esse termo, preferindo “graça” em lugar de “misericórdia”. Mas o fato é que não entenderei o que realmente significa graça, se primeiramente não entender o que é misericórdia. Qual dos dois termos é mais usado em toda extensão das Escrituras? Claro que é misericórdia e não graça. Precisamos conhecer o que o homem no pecado, para que possamos conhecer qual é o modo de Deus agir com o homem. A maior parte das Escrituras está voltada para a lei e na lei eu saberei quem é o homem e como Deus age com misericórdia para com ele.

Nenhum comentário: