segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (1)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal(Provérbios 16:6)

INTRODUÇÃO:

É maravilhoso ver e aprender como a bíblia mostra sua unidade em todos os seus ensinos e aqui entra os dois assuntos dos mais importantes, no que tange à doutrina da salvação. Não há confusão na Palavra de Deus, tudo ali segue uma perfeita unidade. Quem ama a Palavra de Deus percebe logo que o livro de Deus é um milagre e que não houve nem haverá no homem capacidade para escrever o que está escrito, porque está infinitamente longe da capacidade do homem sequer inventar isso, além de sabermos que a natureza caída do homem nem sequer consegue escrever o que está escrito nesses sessenta e seis livros.

A bíblia narra a salvação do homem e sua narrativa vai infinitamente além do tempo, fazendo da bíblia um livro atemporal, pois vem antes da criação em Gênesis e vai além de Apocalipse, adentrando à eternidade. Isso significa que a mente finita e tão limitada do homem não pode chegar ao entendimento da Palavra de Deus. Sendo a Palavra Dele, então temos ali os pensamentos santos, justos e os propósitos de Deus em relação aos homens. Quem pode entender a mente do Senhor? É comum ver os homens ímpios atacando a bíblia e dando suas conclusões absurdas em relação aos ensinos bíblicos.

Também lembramos que é um livro cujos ensinos são espirituais. Não que temos que espiritualizar as Escrituras. O que quero dizer é que os ensinos, sendo inspirados pelo Espírito Santo, significa que as lições da Palavra de Deus são de valores eternos, os quais transcendem esta vida terrena, a qual finda com a morte. Resumindo, a bíblia mostra o plano traçado por Deus para a salvação do homem caído.

Basicamente todos os livros transmitem esse plano salvador. Quem imaginava que o livro de Provérbios traz os ensinos da salvação? Ora, ninguém pode praticar o que o livro de Provérbios ensina se não for um crente em Cristo. Todo estilo de vida sábia apresentado ali só pode ser praticado por alguém que tem o temor do Senhor: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 1:7) e como pode o homem ter o temor de Deus se não for convertido a Ele de coração?

Pois é exatamente o que transmite o texto que tomo para levar a todos esta mensagem: “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”. O que temos nesse verso? Em resumo temos salvação e santidade e vida cristã deve apresentar essas duas verdades: Salvação que resulta em santidade. Temos ali a causa da salvação e o que resulta essa salvação no viver. Fora disso tudo não passa de mentiras, como mostram e sempre mostraram as seitas e os falsos mestres. O fato é que as duas verdades combinam: Se o homem pode obter a expiação das suas culpas, então é fato que ele poderá andar como homem deve comportar diante de Deus e dos homens.

Assim, creio que esse texto nos ajudará na compreensão de como a vida do crente deve manifestar neste mundo, durante a peregrinação, até nossa entrada na glória. Que o Senhor nos ilumine na compreensão prática da verdade, a fim de que sejamos luzes a brilhar enquanto aqui vivermos.

Nenhum comentário: