quarta-feira, 10 de junho de 2020

O PODER ATROZ DA MORTE (4)


                       
“Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora”    JOÃO 6:44
        O PODER ATERRORIZANTE DA PRIMEIRA MORTE: ”Ninguém pode vir a mim... se o pai que me enviou não o trouxer...”
        Pretendo agora lidar com o poder atroz da morte no Espírito do homem. Creio que todos os crentes aceitam que o homem foi feito por Deus, corpo, alma e espírito. Não vou entrar nos pormenores desse assunto, porque em meus escritos no blogger tenho falado muito sobre esse assunto. Mas preciso enfatizar que pelo fato que Deus é espírito, então Ele fez o homem como um ser espiritual. Sendo assim entendemos que a parte espiritual do homem é a mais importante. Com a entrada do pecado o que realmente morreu foi o Espírito. O homem em seu estado natural não tem seu espírito funcionando porque está morto. O que funciona no homem caído é apenas a alma que está escravizada e controlada pela parte externa, o corpo. O homem sem o espírito é como um aparelho sem energia.
        Para ilustrar, neste exato momento estou com o computador ligado e digitando esta página, mas se a energia acabar, simplesmente para de fazer o que estou fazendo agora. Foi assim com a entrada do pecado, pois com a morte do espírito, eis que o homem ficou completamente desligado de Deus e sua atenção agora ficou focada apenas naquilo que é externo, por isso é chamado de homem natural (1 Coríntios 2:14). Visto que Deus é espírito, Sua comunicação com os homens é pelo Espírito. A comunicação entre os homens é pelo corpo, de modo que tudo isso cessa quando ele morre. Com o pecado entrou a morte e com a morte cessou a existência no tocante a Deus. É impossível para o homem, em seu estado natural servir a Deus, ouvir a voz de Deus, aprender de Deus, adorar a Deus e obedecer-Lhe e nem Deus espera que isso ocorra. Notemos bem o que Senhor Jesus diz à mulher samaritana: “Deus é espírito e importa que Seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24).
        Quantos nem sequer compreender um pouquinho acerca dessa verdade. Quando falamos acerca da morte, entendemos o assunto de modo extremamente superficial. Mas a morte é a situação mais trágica onde o pecado colocou o homem. Sem esse entendimento toda verdade do evangelho bendito é lançada fora. Os homens no pecado nem sequer abrem um dos olhos para Deus. Morte é morte e ela afeta todos os detalhes acerca do homem. Tem outra passagem bíblica que nos ajudará ainda mais na compreensão do texto e está em João 5. Ali nosso Senhor cura o paralítico e com isso os judeus arrogantes e cruéis vieram acusa-lo de que ao curar aquele homem o Senhor estava quebrando o sábado. Mas o Senhor diz para eles: “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também”. Essas palavras seriam suficientes para fazer aqueles cegos compreenderem que estavam diante do Criador.
        Nosso Senhor estava dizendo que Ele e o Pai na criação fizeram tudo em seis dias e descansaram no sétimo. Mas com a entrada do pecado e da morte os resultados foram tais que atraíram a compaixão de Deus, por isso essas Pessoas da divindade ainda estão trabalhando. E qual é o trabalho deles? Ressuscitar mortos: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:25). Ele estava dizendo que não veio ao mundo para consertar pés, braços, pernas e outras partes do corpo humano. Ele veio dar vida aos mortos. Marta e Maria não teriam nenhum interesse em ter Lázaro com seu corpo inteiro tirado da sepultura, mas ainda morto. Elas o queriam vivo. Com isso estou mostrando o quanto foi e é aterrorizante o poder da morte.

Nenhum comentário: